Periodo joanino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A política interna de D. João no Brasil

O período joanino caracterizou-se pelo esforço da Coroa Portuguesa no sentido de estabelecer um equilíbrio entre os interesses dos grandes proprietários de terras brasileiros e os dos comerciantes. Alguns estancos foram mantidos para satisfazerem estes últimos. Estabeleceram-se impostos pesados e progressivos, necessários à manutenção do luxo da Corte.Para evitar incompatibilidades, foram concedidos à aristocracia rural alguns privilégios fiscais. O absolutismo permaneceu em vigor, mas sempre fazendo concessões aos senhores de terra que eram atraídos para a Corte através da outorga de títulos.

A estrutura colonial aniquilara a vida cultural do Brasil. Inexistiam as preocupações com a educação e saúde pública; as academias filosóficas,literárias e científicas estavam desamparadas; as bibliotecas não haviam sido formadas pois eram consideradas perniciosas; a publicação de jornais era proibida. O Príncipe-Regente, influenciado por seus ministros, deu início a várias reformas nesse setor: Ainda na Bahia, nomeou um físico-mor, um cirurgião-mor e autorizou a fundação de uma Escola Médico-Cirúrgica naquela cidade. Mais tarde, no Rio deJaneiro, fundou, em 5 de novembro de 1808, a Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica, em combinação com o Real Hospital Militar; nomeou um provedor-mor da Saúde do Estado do Brasil, criou a Aula de Cirurgia, ligada ao Hospital de Misericórdia, e a cadeira de Higiene, Patologia e Terapêutica, na Escola Cirúrgica do Rio de Janeiro, e autorizou um curso completo de Cirurgia na cidade de Salvador. Aindana área de educação superior, aprovou um curso de seis anos de Matemática, Ciências Físicas, Ciências Naturais e Engenharia, na Real Aca­demia Militar, instituiu um curso de Agronomia na Bahia ­e um laboratório químico no Rio. Em 7 de abril de 1808, estabeleceu o Arquivo Militar do Brasil para o preparo, coleção e verificação de mapas da costa e do interior Brasil e dos domínios ultramarinos;em 1810, franqueou ao público a Real Biblioteca e, em 1813, inaugurou o Teatro Real de São João. Em 1816, D. João patrocinou a vinda da Missão Artística Francesa que influenciaria de forma decisiva as artes no Brasil.

Antecedentes da Vinda da Família Real ao Brasil

Ocorreram muitas revoltas pela libertação do Brasil, nas quais muitos brasileiros perderam a vida.

Os que morrem achavam quevalia a pena sacrificar-se para melhorar a situação do povo brasileiro. Queriam uma vida melhor, não só para eles, mas para todos os brasileiros.

Mas a Independência do Brasil só aconteceu em 1822. E não foi uma separação total, como aconteceu em outros países da América que, ao ficarem independentes, tornaram-se repúblicas governadas por pessoas nascidas no país libertado. O Brasilindependente continuou sendo um reino, e seu primeiro imperador foi Dom Pedro I, que era filho do rei de Portugal.

Historicamente, o processo da Independência do Brasil ocupou as três primeiras décadas do século XIX e foi marcado pela vinda da família real ao Brasil em 1808 e pelas medidas tomadas no período de Dom João. A vinda da família real fez a autonomia brasileira ter mais o aspecto de transição.O processo da independência foi bastante acelerada pelo que ocorreu em Portugal em 1820. A Revolução do Porto comandada pela burguesia comercial da cidade do Porto, que foi um movimento que tinha características liberais para Portugal mas, para o Brasil, significava uma recolonização.

O processo de nossa independência acabou em 1822, quando Dom Pedro proclamou a Independência, se separandoassim de Portugal.

Antes do Brasil conseguir sua Independência muitos brasileiros perderam a vida, para melhorar a situação do povo brasileiro.

A vinda para o Brasil

No início do século XIX Napoleão Bonaparte era imperador da França. Ele queria conquistar toda a Europa e para tanto derrotou os exércitos de vários países. Mas não conseguiu vencer a marinha inglesa.

Para enfrentar a...
tracking img