Planilha de contagem apf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este documento contém material que foi extraído do Manual de Práticas de Contagem do IFPUG. Está reproduzido neste documento com permissão do IFPUG.

Cartão de Referência sobre Análise de Pontos de Função da FATTO

Copyright © 2001 - 2008 by FATTO CONSULTORIA E SISTEMAS LTDA.

www.fattoCS.com.br
Fronteira da Aplicação e Escopo da Contagem

Funções Tipo Dado Funções Tipo TransaçãoPropósito da Contagem

Tipo de Contagem

Calcular Contagem de Pontos de Função não Ajustados Calcular Valor do Fator de Ajuste

Calcular Número de Pontos de Função Ajustados

Peça o seu gratuito, no site em www.fattoCS.com.br/cartao.asp Baseado na Versão 4.2 do Manual de Práticas de Contagem do IFPUG

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização por escrito da FATTO Consultoria eSistemas

IMPRESSO
1

Análise de Pontos de Função (APF)
Método padrão para medir o desenvolvimento de software do ponto de vista do usuário pela quantificação da funcionalidade fornecida.

Escopo da Contagem
Define a funcionalidade que será incluída em uma determinada contagem de pontos de função. Ele: - Define um (sub)conjunto da aplicação sendo medida; - É determinado pelo propósito dacontagem; - Identifica quais funcionalidades serão medidas; - Pode incluir mais de uma aplicação.

Visão do Usuário
Descrição formal das necessidades do negócio do usuário em sua própria linguagem, sendo compreendida por ambos usuários e desenvolvedores. - É uma descrição das funções de negócio; - É aprovada pelo usuário; - Pode ser usada para contar pontos de função; - Pode variar em sua formafísica.

Objetivos da APF
- Medir as funções que o usuário solicita e recebe; - Medir o desenvolvimento e manutenção de software independente da tecnologia de implementação; Adicionalmente, o processo de contagem deve ser: - Simples p/ minimizar trabalho adicional da medição; - Medida consistente entre projetos e organizações.

Tipo de Contagem
- Projeto de Desenvolvimento: Mede as funçõesfornecidas ao usuário na 1ª instalação da aplicação e toda função necessária à conversão de dados. - Projeto de Melhoria: Mede modificação que inclui, exclui ou altera funções em aplicações existentes e toda função necessária à conversão de dados. - Aplicação: Mede funções atuais, fornecidos pela aplicação ao usuário (contagem de PF baseline ou instalados). Inicializada ao fim da contagem do projetode desenvolvimento, atualizada toda vez que as funções são alteradas na conclusão de projeto de melhoria.

Fronteira da Aplicação
Delimita o software medido e o usuário. Ela: - Define o que é externo à aplicação; - É a interface conceitual entre o ‘interno’ ao sistema e o ‘externo’ do mundo do usuário; - ‘Membrana’ pela qual dados processados pelas transações (EE,SE,CE) passam entrando esaindo; - Compreende dados mantidos pela aplicação (ALI); - Apóia na identificação de dados referenciados , mas não mantidos dentro da fronteira da aplicação (AIE); - Deve ser determinada com base na visão do usuário. Foco no que ele pode entender e descrever; - A fronteira entre aplicações deve ser baseada na separação de funções como estabelecido pelos processos de negócio, não considerações técnicas;- Em projetos de melhoria, a fronteira estabelecida no início do projeto deve estar de acordo com aquela já estabelecida para a aplicação sendo modificada.

Benefícios da APF
- Ferramenta para determinar tamanho de um pacote; - Ferramenta para ajudar os usuários a determinar os benefícios de um pacote para a sua organização; - Ferramenta para medir unidades de software para suportar a análisede produtividade e qualidade; - Um veículo para estimar custo e recursos para desenvolvimento e manutenção de software; - Fator de normalização para comparação de software.

Usuário
Qualquer pessoa que especifica requisitos funcionais e/ou qualquer pessoa ou coisa que interage com o sistema a qualquer momento.

Propósito da Contagem
Fornece uma resposta a um problema de negócio....
tracking img