Perguntas respondidas sobre sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo do Homem Contemporâneo

Com base no texto “Caráter histórico da moral”, responda o que se pede:

A) SOCIEDADE ANTIGA

1. O que você entende por moral?
É o conjunto de costumes e opiniões que um indivíduo ou um grupo de indivíduos possuem relativamente ao comportamento; conjunto de regras de comportamento consideradas como universalmente válidas;

2. Por que podemos dizer que seusignificado, função e validade podem variar historicamente nas diferentes sociedades?
Sim. Assim como umas sociedades sucedem a outras, também as morais concretas, efetivas, se sucedem e substituem umas às outras. Por isso, pode-se falar da moral da Antiguidade, da moral feudal própria da Idade Média, da moral burguesa na sociedade moderna, etc.

3. Como a moral é dinâmica e variável, o queacontece com a ética, como ciência da moral?
Como a moral é um fato histórico, logo, a ética, como ciência da moral, não pode explica-la como dada de uma vez para sempre, mas tem de considerá-la como um aspecto da realidade humana mutável com o tempo, estando sempre sujeita a mudanças.

4. Quais as exigências para que se possa estabelecer a regulamentação do comportamento dos indivíduos entre sidestes com a comunidade?
A moral exige necessariamente não só que o homem esteja em relação com os demais, mas também certa consciência — por mais limitada e imprecisa que seja — desta relação para que se possa comportar de acordo com as normas ou prescrições que o governam.

5. Qual a finalidade do nascimento da moral?
A moral nasce com a finalidade de assegurar a concordância docomportamento de cada um com os interesses coletivos.

6. O que é considerado bom ou proveitoso para ajustar o comportamento de cada membro aos interesses da coletividade?
Considera-se como bom ou proveitoso tudo aquilo que contribui para reforçar a união ou a atividade comum e, ao contrário, que se veja como mau ou perigoso o oposto; ou seja, o que contribui para debilitar ou minar a união; oisolamento, a dispersão dos esforços, etc.

7. Por que o tipo de moral da sociedade primitiva é considerado pouco desenvolvido?
Trata-se de uma moral limitada pelo próprio âmbito da coletividade; além dos limites da gens ou da tribo, seus princípios e suas normas perdiam a sua validade. As outras tribos eram consideradas como inimigas e, por isso, não lhes eram aplicadas as normas e os princípios queeram válidos no interior da própria comunidade.

8. Quais as mudanças histórico-sociais que determinam as mudanças da moral para a divisão da sociedade antiga (cite 4)?
O aumento geral da produtividade do trabalho (em consequência do desenvolvimento da criação de gado, da agricultura e dos trabalhos manuais), bem como o aparecimento de novas forças de trabalho (pela transformação dosprisioneiros de guerra em escravos), elevou a produção material até o ponto de se dispor de uma quantidade de excedentes, isto é, de produtos que se podiam estocar porque não eram exigidos para satisfazer necessidades imediatas. Criaram-se, assim, as condições para que surgisse a desigualdade de bens entre os chefes de família que cultivavam as terras da comunidade e cujos frutos eram repartidos até entãocom igualdade, de acordo com as necessidades de cada família.

9. Como a decomposição do regime comunal e o aparecimento da propriedade privada dividem os homens?
Foi-se acentuando a divisão em homens livres e escravos. A propriedade — dos proprietários de escravos, em particular — livrava da necessidade de trabalhar. O trabalho físico acabou por se transformar numa ocupação indigna de homenslivres. Os escravos viviam em condições espantosas e arcavam com o trabalho físico, particularmente o mais duro. Os escravos não eram pessoas, mas coisas, e, como tais, seus donos podiam comprá-los, vendê-los, apostá-los nos jogos de cartas ou inclusive matá-los.

10. Qual a nova e fecunda relação para a moral entre indivíduo e a comunidade?
De um lado, cresce a consciência dos interesses da...
tracking img