Madrid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Métodos e técnicas de investigação na Sociologia


Estratégias de Investigação:
Para toda a informação, o cientista pode seguir vários tipos de estratégias. Mas as mais comuns são:
A estratégiade investigação intensiva que se caracteriza por uma investigação em profundidade, procurando-se o maior número de informações e exigindo uma grande proximidade entre investigador e investigado;
Aestratégia de investigação extensiva que é efectuado por um estudo sobre uma população mais extensa, a partir de uma amostra representativa do universo a estudar. É um estudo mais abrangente,generalista e menos profundo;
A investigação-acção que se designa pelo facto de o investigador fazer parte do grupo que pesquisa procurando soluções para os problemas a estudar no decorrer dos trabalhos deinvestigação que vai realizando.


Vantagens e desvantagens do modo extensivo e intensivo.
Vantagens:

Modo Intensivo:
Profundidade da observação, valorização do quotidiano dos agentes sociais edas suas formas de expressão no próprio momento em que se produzem, e atenção á especificidade de cada caso.


Modo Extensivo:
Observação de populações numerosas, comparabilidade dos resultados erepresentatividade estatística, e detecção de regularidades ou padrões nas práticas sociais estudadas.

Desvantagens:

Modo Intensivo:
Dificuldade na generalização da informação recolhida nosestudos de casos, maior tendência para a empatia e identificação com os observados com perda de objectividade e propicia uma hipervalorização da “margem da liberdade” dos agentes sociais esquecendo osconstrangimentos (dever)

Modo Extensivo:
Superficialidade da informação recolhida, “Frieza” (não ter muitos sentimentos em relação a uma determinada coisa), dificuldade em captar o lado vivido dosfenómenos sociais e propicia uma hipervalorização dos constrangimentos esquecendo a “margem de liberdade” dos agentes sociais.

Técnicas de investigação na Sociologia:

Técnicas documentais que...
tracking img