Perfis quati

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Extrovertido, função principal sentimento, função auxiliar intuição, função menos preferida pensamento.

E St In

As pessoas deste estilo cognitivo irradiam calor humano e simpatia. Sua atenção esta voltada para as pessoas que a rodeiam, pois valorizam muito o contato humano. Geralmente são amistosas, cheias de tato e capazes de entrar em sintonia com os outros. Mostram-se tambémperseverantes, conscienciosas e ordeiras, mesmo em assuntos de menos importância, e esperam que os outros também se comportem assim. São geralmente muito sensíveis a manifestação de aprovação e sofrem com manifestações de indiferença por parte dos que lhes estão próximos, já que muito do prazer e da satisfação que auferem em suas vidas provem do valor humano dos que lhes estão próximos. Mostram a tendência aidealizar excessivamente as pessoas, causas ou instituições que admiram, pois concentram sua atenção nos aspectos mais positivos delas.

Uma de suas maiores qualidades é a capacidade de valorizar a opinião alheia. Mesmo quando confrontados com opiniões conflitantes, elas conseguem manter a fé de que de algum modo é possível chegar a uma conclusão harmoniosa; e muitas vezes conseguem que istoaconteça. Para que reine a harmonia, estão sempre prontas a concordar com as opiniões alheias, dentro dos limites do razoável. Cabe aqui uma advertência: é importante que elas se precavessem, pois ha perigo de se concentrarem tanto naquilo que os outros pensam que perdem de vista suas próprias opiniões.

Sue interesse maior é enxergar as possibilidades que estão alem daquilo que esta presente, queé obvio ou conhecido. A intuição aguça sua curiosidade por idéias novas, sua visão do futuro e sua capacidade de penetrar alem do conhecido. São geralmente pessoas que se interessam pela leitura e pela teoria. É provável que expressem bem sua idéias, mas que usem esta facilidade principalmente, quando tem de falar em publico e não tanto quando escrevem. Alias, pensam melhor quando estão falando comoutra pessoas do que sozinhas.

Profissionalmente, desempenham-se melhor em sua carreiras e profissões quando se dedicam em criar um clima de cooperações entre as pessoas. Assim sendo, encontramos muitas pessoas deste estilo cognitivo em funções como: o ensino, o trabalho pastoral, o aconselhamento e a área de vendas em geral. Provavelmente não se sentiram muito felizes em funções que exijamuma aderência muito grande aos fatos - de contador, por exemplo, a menos que consigam encontrar uma forte razão pessoal para fazer este trabalho. Precisam, normalmente, fazer um esforço todo especial para serem breves e objetivas e não deixar que suas inclinações a sociabilidade interfiram em suas atividades profissionais. Estas pessoas tendem a basear suas decisões em seus valores pessoais. Emboraapreciem bastante as coisas decididas e encaminhadas, não querem necessariamente que todas as decisões sejam tomadas por elas próprias. Uma dos perigos que ameaça as pessoas deste estilo cognitivo é o chegar à conclusão um tanto apressadamente, sem antes ter procurado abranger a situação como um todo. Elas precisam levar em conta que se não gastarem o tempo e a energia suficiente para adquirir umconhecimento seguro sobre uma pessoa ou situação, é possível que suas ações não tragam os resultados esperados. Por exemplo, geralmente quando iniciam um novo projeto ou tarefa, começam por executar aquilo que elas acham que deveria ser feito, em lugar de se dar um tempo para refletir e descobrir o que exigido pela situação e oque é necessário fazer. Alias, elas correm o risco de estar semprerepletas de dever-se-ia e não se deveria bastante contundente, alem de tender a expressar estas suas opiniões sem muita censura.

Alem disso aprece que é difícil para pessoas com este estilo cognitivo admitir a verdade nua e crua a respeito dos problemas e das pessoas com as quais se sentem emocionalmente envolvidas. Portanto, é importante que elas reconheçam que se recusarem a encarar certos...
tracking img