Antropologia: templo hare krishna curitiba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM



Ana Paula Galdino de Aguiar
Gabriel Cieslak
Iara Samanta Wagner
Raquel Silva Moreira Gonzaga
Riechard Guedes

TEMPLO HARE KRISHNA - CURITIBA

CURITIBA

2013

Ana Paula Galdino de Aguiar
Gabriel Cieslak
Iara Samanta Wagner
Raquel Silva Moreira Gonzaga
Riechard Guedes

TEMPLO HAREKRISHNA - CURITIBA

Trabalho apresentado à Disciplina de Antropologia.
Professora: Geslline Giovana Braga
Curso de Enfermagem, 2º Período, UFPR.

CURITIBA

2013

RESUMO
O templo Hare Krishna De Curitiba localiza-se na Rua Duque de Caxias, 76 (próximo ao Largo da Ordem). Lá concentra-se as atividades e os membros do movimento Krishna, tal movimento é uma espécie de extensão da religiãoVaishnava . A maioria dos integrantes do grupo trabalham normalmente na sociedade e também participam com ardor das atividades do Templo, há também os que devotam a vida apenas ao movimento, vivem no Templo e dedicam suas vidas à Krhsina. É muito interessante observar e acompanhar tal grupo devido as suas atividades e costumes, tão divergentes da nossa, como por exemplo as concepções sobre opróprio corpo relacionado ao mundo externo, as coisas materiais, a alimentação, as concepções espirituais, o próprio modo de viver.
APRESENTAÇÃO
O movimento Hare Krishna é de cunho religioso, segue aspectos culturais indianos. Segundo seus membros ele é a própria religião Vaishnava (tradição monoteísta com milhões de seguidores na Índia e no Ocidente; cultiva a devoção a Krishna ou Vishnu).
Sãoensinamentos e crenças muito antigas que vem sendo passadas através de uma linha de sucessão discipular.
É uma religião ligada à crença do hinduísmo originado em 1966. Os princípios básicos do Hare Krishna são os ensinamentos do guru Sri Caitanya Mahaprabhu, idealizador do movimento espiritual revolucionário que rompe as barreiras do sistema de castas na Índia.
O Hinduísmo acaba sendo tãofragmentado, tendo várias vertentes devido aos GURUS, que são os autorizados a passar os ensinamentos a seus discípulos seguindo uma única linha, porém, quando morre um Guru, outro o sucede e segue outra linha. As linhas tem a mesma fonte, ensinamentos parecidos, mas acabam tendo suas diferenças, uma dessas vertentes é o Hare Krihsna.
Esse segmento religioso teve origem no Brasil por volta de 1973, com achegada dos primeiros missionários vindos do Havaí.
Krihsna é a forma mais elevada de Deus, é o ser supremo responsável por tudo o que existe.
Fundada em 1966 na cidade de Nova Iorque pelo pensador indiano A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada (Srila Prabhupada), é conhecida popularmente como Movimento Hare Krishna e atualmente possui mais de 350 centros culturais, 60 comunidades alternativas, 50escolas e 60 restaurantes no mundo todo.
A partir da década de 70, sob a liderança de Hridayananda Goswami, o Movimento Hare Krishna chegou ao Brasil, onde estabeleceu diversos templos e comunidades nos anos que se seguiram.
O Templo em Curitiba é frequentado tanto por pessoas que tem suas vidas normais e rotina de trabalho em sociedade quanto por aqueles que dedicam-se inteiramente a doutrina.O grupo segue os ensinamentos do livro Bhagavad-gita, e outros textos. Praticamente tudo que fazem e utilizam precisa ser consagrado, livre do pecado e oferecido à Krishna, o qual equivale a Deus dos católicos por exemplo. Para eles, há apenas um Deus, responsável pelo início e fim de tudo.
No templo todos cantam e fazem reverencias a Krishna, para eles o plano espiritual é o que deve seralcançando, assim utilizam-se de muita meditação, tratando dos bens materiais e do próprio corpo como algo supérfluo, sem grande valor. “Tudo está na espiritualidade, os bens materiais e externos são distrações para complicar o encontro com Krishna.
Usam roupas, pinturas no rosto, são vegetarianos restritos, cantam e fazem rituais e meditação tudo para estar em harmonia com a natureza e com o seu...
tracking img