Perfil dos alunos da eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SÃO GERALDO
FLÁVIA RODRIGUES
MARCIA DOS SANTOS
SIMONE FREITAS DA SILVA


VISITA A SALA DA EJA

CARIACICA-ES
2012
FACULDADE SÃO GERALDO
FLÁVIA RODRIGUES
MARCIA DOS SANTOS
SIMONE FREITAS DA SILVA

VISITA A SALA DA EJA

Trabalho apresentado à disciplina de Educação de Jovens e Adultos do Curso de Pedagogia, para obtenção parcial de nota.
Professora Rita de CássiaSantos Lima.

CARIACICA-ES
2012
VISITA A SALA DA EJA

No dia 16/10/2012 realizamos uma visita na EMEF “Maria Paiva”, localizada na Rua Esmeralda, S/N, Bairro São Geraldo, Município de Cariacica-ES. Com o objetivo de conhecermos a um pouco do trabalho realizado com os jovens e Adultos da instituição.
A escola possui uma sala funcionando à noite sendo destinada a EJA, sobre a regência daprofessora Cristina Maria Pinto da Vitoria Silva que é graduada em Pedagogia series iniciais, Pós-graduada em educação especial, Gestão e supervisão, além dos cursos de formação continuada fornecidos pela SEME.
As turmas são compostas de alunos/as com idade entre 40 á 83 anos, em sua maioria de cor parda, há 16 alunos matriculados e 02 ouvintes, do total de alunos 02 são homens e 03 comnecessidades especiais (02 com síndrome de Down e 01 com deficiência mental), estes alunos no geral são moradores do bairro São Geraldo. A escola possui biblioteca e laboratório de informática, sala dos professores, secretaria, banheiros feminino e masculino, cozinha, salas de aulas. Os profissionais que trabalham a noite são apenas o Vigilante que cuida da segurança da escola, a servente que prepara ajanta/merenda todas as noites e a professora, entretanto eles recebem total apoio da Diretora da instituição.
A instituição esta de acordo com a Resolução 07/2011 do COMEC (Conselho Municipal de Educação de Cariacica) Cap. IV, Art. 117 á 138, onde dispõe sobre os fins, objetivos, organização, matricula e transferência, avaliação e recuperação da Educação de Jovens e Adultos no município deCariacica.
Os conteúdos são organizados em ciclos, levando em consideração a vivencia dos alunos, sendo o 1º e 2º ciclo juntos. O curso tem duração de 01 ano e as aulas são de segunda a sexta feira, das 19:00 às 21:30, na escola não há acesso à sala de informática, nem a biblioteca no horário noturno. Segunda a professora não é exigido dos alunos atividades extraclasse.
Ao se perguntar sobre asmetodologias utilizadas a professora destacou que a alfabetização é separada dos anos iniciais e que para ensinar, utiliza o método sintético estabelecendo uma correspondência entre oral e escrito e o método Construtivista, valorizando o conhecimento de cada aluno, os livros utilizados neste ano são: “Primeiro e Segundo ciclo é Bom aprender” dos autores Cássia Garcia, Marinez Munegihlle, Ângelo Passos etc.O planejamento das aulas é feito durante o tempo livre da professora.
Sobre as práticas para a alfabetização a professora destaca:

Levo sempre em consideração as experiências do mundo que os alunos trazem, tenho utilizado fichas de leitura que são expostas, geralmente uma vez por semana, onde o aluno escolhe a leitura ficando com ela até a próxima semana, fazendo com que o aluno sefamiliarize com o texto, mesmo que seja codificando ou decodificando. Para finalizar tento fazer com que reescrevam a história através de frases ou pequenos textos. Também utilizo a caixa de jogos, apesar de ser confeccionadas para trabalhar com crianças o uso da caixa de jogos para o EJA também é muito importante, pois desenvolve algumas habilidades como, por exemplo: o jogo da memória, jogo de sílabasentre outros.



Segundo a professora Cristina o processo de aprendizagem de jovens e adultos é lento e deve-se considerar os aspectos sociais, as limitações físicas e toda a historia de vida, lembrando-se que o aluno mesmo não sendo alfabetizado, carrega cosigo muito aprendizado.
Sobre o perfil dos alunos da EJA na EMEF “Maria Paiva”, destacamos que a maioria dos educandos tem idade...
tracking img