Pequenos textos utilizados em ferramentas de comunicação via web para vender ideologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALEX APARECIDO SIQUEIRA




PEQUENOS TEXTOS UTILIZADOS EM FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO VIA WEB PARA VENDER IDEOLOGIAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Comissão do Exame de Qualificação, do curso de Publicidade e Propaganda, do IMESA (Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis), sob a orientação da Profª Drª Diva Lea Batista da Silva.








Assis - 2006SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 3
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS 6
FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES 7
DEFINIÇÃO OPERACIONAL DAS VARIÁVEIS 7
AMOSTRAGEM 7
INSTRUMENTOS DA PESQUISA 8
PROCEDIMENTO 8
ANÁLISE DOS DADOS 8
BIBLIOGRAFIA 9


INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo estudar, demonstrar e provar, por meio de questionários, pesquisas e entrevistas, o poder da vendade ideologias, utilizando pequenos textos difundidos apenas pela Web.
Mais especificamente, trata-se de demonstrar como a mídia Internet tem sido usada como ferramenta de propaganda e marketing, através de pequenos textos para venda das mais diversas ideologias.
O avanço da tecnologia de comunicação tem dado abertura a novas possibilidades de socialização; atualmente tem surgido cada vez em ummenor espaço de tempo algo chamado de “Febres de Internet”. Tais febres constituem-se de modas passageiras que aparecem repentinamente e desaparecem ou são substituídas da mesma forma e, em um curto espaço de tempo, recebem milhares de associados ou participantes. Podemos citar como exemplos o ICQ, Chat, Messenger, Orkut, Gazzag, NetMeeting, Skype, Friendster, Lindkedin, Yahoo 360º, Tribe.net,Ryze, There, entre outros. (NAUM, 2005:128)
ESSES aplicativos que, inicialmente, teriam como objetivo ser apenas mais uma opção de contato com outras pessoas, acabam tornando-se poderosas ferramentas para a divulgação de ideologias sendo elas políticas, religiosas, estilos de vida, entre outros.
Podemos observar o fenômeno tomando forma quando novas religiões aparecem e, em pouco tempo, tornam-setemas de fóruns, salas de bate-papo, chats e ganham inúmeros adeptos. Um bom exemplo é a Cientologia vulgarmente chamada de “Religião das Estrelas”, que foi criada há pouco tempo e ganhou milhares de adeptos virtuais, apenas pela divulgação via Web de seus conceitos em sites como “A Religião de Cientologia, uma Descrição” (www.rtc.org/pt_PT/religion/), e Ministros Voluntários de Cientologiainternacional (http://portuguese.volunteerministers.org/).
Os fundadores dessas novas ideologias têm utilizado a Web como poderosa mídia de propaganda, conseguindo assim uma divulgação rápida, barata e extremamente eficiente, porém não existe um controle desse tipo de utilização. Sendo assim, deve-se levar em consideração os riscos que esse tipo de informação pode causar nas pessoas, afetando asociedade de uma forma geral.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Não foi identificado um trabalho específico sobre o assunto abordado, porém existem trabalhos que expõem novas idéias que são difundidas via web das mais variadas formas, assim como o trabalho de André Telles com o livro Orkut.com, que traz dicas de como utilizar o Orkut como uma poderosa mídia para difundir produtos e serviços.
A revista Veja(n.21, p. 132) traz interessantes informações sobre o sucesso dos sites de relacionamentos e como, em pouco tempo, se pode conhecer pessoas dos mais diversos lugares, comprar suas idéias e se relacionar virtualmente.
A maior parte das informações vem de notícias colhidas via Web e comunidades diversas, em que se nota que diariamente centenas de novas ideologias são criadas e espalhadas por toda a websendo difundidas e absorvidas em um curto espaço de tempo por milhares de pessoas.
A absorção deste excesso de ideologias sem regras disseminadas pela Web tem efeitos sociológicos de grande impacto na sociedade atual, um simples e-mail lançado na Web pode acarretar em mudanças de comportamento por uma grande massa da população, estas mudanças podem ser positivas ou negativas.
Existem casais...
tracking img