Pequenas e medias empresas e empresas familiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pequenas e Médias e a Empresa Familiar: suas Características no Brasil

CARACTERÍSTICAS DAS PMEs

As pequenas e médias empresas apresentam algumas características distintas como serem empresas “legalizadas” e terem personalidade jurídica, serem de difícil classificação em decorrência da multiplicidade de critérios adotados pelos órgãos que possuem alguma relação com essas empresas, suarelevância já que apesar das oscilações seu numero gira em torno de 90% das empresas no Brasil, e sua dificuldade de acesso ao credito por serem consideradas pouco “profissionais” e apresentarem – se como “risco” para os bancos e pelas exigências feitas pelos bancos muitas vezes não é possível o cumprimento de tais exigências por esse tipo de empresa.

CONCEITO DE EMPRESA INSTITUCIONALIZADAEmpresa significa uma unidade produtora, fundamentada na livre iniciativa individual, assim como na obtenção e livre disposição da renda, empresa constitui –se em um grupo de indivíduos voltados por seu interesse, por contrato ou por “imposição” para o objetivo da produção rentável de bens e serviços.
Tem necessidade de “meios materiais para seu desenvolvimento, sem os quais não se apresenta“viável”. A empresa tem seu inicio institucional quando adquire personalidade jurídica que lhe permite uma atuação competitiva e garante direitos e fixa responsabilidade, de acordo com o tipo geral da sociedade.

“ECONOMIA INFORMAL”

A “economia informal” caracteriza – se por sua “ilegalidade” pois atua como organização de produção, comercialização ou serviços porem não tem personalidade jurídica e sepor um lado não paga impostos, por outro não tem acesso a credito para se manter ou expandir isso é um circulo que impede sua legalização.
São pequenas e suas atividades são de fundo de quintal e não possuem clientes fixos. Especialistas acreditam que a concessão de credito sem burocracia poderia ajudar a legalizar esse segmento da economia.

EMPPRESA FAMILIAR

Empresa familiar é aquela quese identifica como uma família há pelo menos duas gerações e quando essa ligação resulta numa influência recíproca, quando o fundador não possui herdeiros não constitui uma empresa familiar e nem aquela que determinada família apenas coloca capital como investidora.
São algumas vantagens das empresas familiares:
• “Lealdade dos empregados mais acentuada” em virtude de os colaboradores seidentificarem com os indivíduos que participam da empresa.
• “Nome da família” cuja reputação na região, estado ou país atua como cobertura econômica e política; continuidade da administração exercida em sucessão, pelos membros competentes da família, originando respeito pela firma. Dentre outras.
Porem essas vantagens não são para todas as empresas familiares, para evitar o naufrágio essas empresasdevem levar em conta:
• Devem compreender que podem permanecer na firma os parentes mais capazes, os preparados e não simplesmente abrigarem pessoas incompetentes, apesar de serem parentes. Dentre outras coisas.

MICROEMPRESA

A microempresa apresenta – se geralmente como o primeiro estágio no desenvolvimento das empresas, possuindo uma estrutura hierárquica simples, sem delegação deautoridade. O patrão exerce atividade de direção, preparo e controle do trabalho, e estabelece os contatos da clientela, aos operários cabe a responsabilidade das tarefas. A microempresa agrupa de quatro a cinco pessoas incluindo o dono.
São algumas características da microempresa:
• São constituídas por diferentes segmentos, de acordo com o modo como cada microunidade se articula com o “setorpessoal”.
• Localizam –se quase que totalmente nas áreas suburbanas das grandes cidades onde habita um grande contingente populacional de baixa renda.
As microempresas possuem instalações fixas, embora as vezes precárias. O proprietário é um trabalhador- empresário, ou seja um produtor direto.

RELEVÂNCIA DAS PMEs (A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA)

Expandindo – se na década de 70, as PMEs...
tracking img