Pensando em cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Metodologia do Cuidado
Docente: Dr. Veronice


PENSANDO EM CIDADANIA... FALANDO EM QUALIDADE DE VIDA.

Um dia o ser humano vai perceber que dele mesmo precisa cuidar.
No mundo emque vivemos percebemos esquecidos, mal cuidados. Sabemos também que cada ser humano pode ser ou pode ter saúde, qualidade de vida. Não dependendo apenas da ação da natureza, do funcionamento adequadodo corpo humano, eles dependem também da vontade, direitos, interesses de condição pessoal e coletiva, de conhecimento e de cidadania.
Por isso trabalhar na enfermagem é atuar em prol da qualidadede vida do ser humano, orientando, olhando, ouvindo, falando, medicando, sondando, banhando, alimentando, oferecendo conforto, fazendo o confiável para o amanhã e oferecendo a paz.
O problema é quenenhum tipo de produção em serie jamais será capaz de cuidar, porque cuidar é humano, cuidar é respeito ao individual, as características próprias de cada ser ou sociedade. A saúde perdeu o humano, aenfermagem tem-se mostrado tarefeira, atendendo as ordens centralizadas, rotinas prontas para este ou aquele tipo de atendimento que esta sendo oferecido a qualquer individuo, como se a instituição desaúde pudesse ser mecanizado, como se o trabalho fosse feito em serie e cada ser tem sua individualidade, suas limitações, sejam físicas, psíquicos, econômicos ou culturais e devem ser respeitados, senão pela competência profissional, pelo menos pelos preceitos éticos que regem a profissão.
Precisamos, como cuidado de enfermagem, atuar também na promoção da saúde, não podemos falar em saúde etrabalhar só doença. Assim acredito que o aluno de enfermagem ou enfermeiro seja ele administrador, assistencial ou professor reconheçam seu importante papel na construção na formação do homem comocidadão, capaz de lutar por uma saúde melhor ou pela saúde. Não devemos cruzar os braços e achar que não somos responsáveis por nada do que vem acontecendo na enfermagem na saúde num todo. Somos...
tracking img