Peneiramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O peneiramento é um dos métodos mais antigos na área de processamento mineral, até hoje, é usado com aplicação comprovada numa variedade de indústrias e nas mais diferentes áreas. Na área mineral, o peneiramento foi concebido pelo homem tentando separar ou limpar os metais que precisava pois os minerais de interes encontram dispersos na natureza ou em entidades separadas (minérios),por exemplo, as partículas de ouro nativo em rochas silicosas ou combinadas com sulfetos.
Industrialmente, define-se peneiramento como sendo o processo de classificação de um material granular pelo tamanho das partículas em duas ou mais frações, mediante uma ou, mas superfícies perfuradas.
Apesar que existem uma grande variedade de equipamentos para peneiramento, são poucas as inovaçõestecnológicas incorporadas aos mesmos.
Classificação: na terminologia convencional da preparação dos minerais, significa separação em função dos tamanhos, ou seja, a separação dos fragmentos ou partículas em classes (valores discretos), cada classe compreendendo os tamanhos que estejam entre dois limites definidos, podendo ou não tais limites pertencer a uma escala granulométrica convencional .
Osobjetivos do peneiramento é preparar o material para a venta ou para um processo a seguir, é um método de análise físico (granulométrica) para o controle da eficiência de outras operações básicas como é a britagem, moagem, concentração e flotação de minérios, também o peneiramento determina o valor (importância) do produto para algumas aplicações específicas. Por exemplo, o peneiramento do carvãorepresenta a base para sua classificação e venta, a padronização da areia e britas que em tamanho e misturas adequadas podem conseguir-se altos níveis de resistência físico-química, a velocidade de reação de um corpo sólido e um fluido depende da superfície da partícula sólida e, a limpeza por peneiramento de excesso de finos aumenta a eficiência na moagem de minérios.
Aplicações do peneiramento
*Depuração inicial prévio ao britagem primário.
* Desaguamento.
* Lavagem de minério (deslamage).
* Recuperação de médios (lavagem de carvões)
* Classificação granulométrica de produtos (grossos - intermédios - finos)
* Separação de lixos

Desenvolvimento- Peneiramento

O peneiramento trata da separação de uma mistura de materiais sólidos granulados de diversos tamanhos emduas ou mais porções, cada uma delas mais uniformes em tamanho que a mistura original. Esta separação é realizada através de uma superfície perfurada. É uma operação mecânica.
Objetivo do peneiramento:
Separar o material alimentado na peneira em finos e grossos.

Uma Peneira: Separa apenas duas frações que são ditas não classificadas, porque só uma das medidas extremas de cada fração éconhecida (a da maior partícula da fração fina e a menor da fração grossa).

Várias Peneiras: Com mais peneiras será possível obter frações classificadas, cada uma das quais satisfazendo as especificações de tamanho máximo e mínimo das partículas.
Quando as frações são classificadas a operação passa a se chamar Classificação Granulométrica. 
Granulometria – termo usado para caracterizar o tamanho deum material (partículas).
Classificação granulométrica – classificação das partículas de acordo com seus diâmetros (tamanho).
Análise granulométrica – seqüência de procedimentos de ensaio normatizados que visam determinar a distribuição granulométrica de determinada amostra.
Os sólidos particulados podem se distinguir pelo tamanho em cinco tipos:
* Pós: partículas de 1 μm até 0,5 mm (1 μm= 10-6 m)
* Sólidos Granulares: partículas de 0,5 a 10 mm
* Blocos Pequenos: 1 a 5 cm
Médios: 5 a 15 cm
Grandes: > 15 cm
A operação de peneiramento pode ser efetuada com o material em dois estados distintos:
A seco: material que contém no máximo 5% de umidade;
A úmido: material que contem umidade superior a 5% ou processo onde a água é adicionada para elevar o rendimento....
tracking img