Energias oceanicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
As principais fontes de energia utilizadas nos dias de hoje provém basicamente do carvão, gás natural, petróleo e das obtidas a partir de energias renováveis, as quais estão crescendo fortemente atualmente. Na figura 1 mostra-se um gráfico, desta energia primária global.

Figura 1-Energia primária global.

Percebe-se uma grande participação do petróleo na matriz mundial, noentanto com os elevados valores de seu barril adjuntos ao possível e provável escassez deste recurso recorre-se à outras formas de adquirir energia. O tema do século XXI mais discutido referente ao meio ambiente está relacionado ao aquecimento global, o qual está diretamente interferindo na vida humana, animal, alterando as características físicas naturais do planeta. Como o petróleo é responsáveldiretamente neste aquecimento global, pois libera predominantemente dióxido de carbono na atmosfera, o qual não permite que grande parte do calor vindo à Terra seja refletido para fora de nossa atmosfera , necessita-se de outras fontes de energia para ajudar a suprir a demanda mundial. Neste contexto as energias renováveis detêm grande força de investimento e consequente exploração; atualmente àbioenergia é a responsável pela maior parcela utilizada, cerca de 10,2%, no entanto outras formas de energia renovável estão sendo melhor estudadas.
Este trabalho será focado na obtenção de energia a partir de águas oceânicas, a qual pode ser obtida basicamente de cinco maneiras distintas:
1. Energia das ondas;
2. Energia associada ao diferencial térmico;
3.Energia das marés;
4. Correntes marítimas;
5. Osmótica.

Abaixo serão detalhadas estas cinco maneiras de se obter energia, sendo destacadas algumas de suas aplicações.

1. Energia das ondas
As ondas do oceano são formadas devido à ação do vento sobre a superfície da água e flutuações de pressão abaixo desta superfície. O período, velocidade e área de incidência do ventosobre a superfície do mar são responsáveis diretamente na altura da onda. Exemplificando, se o vento tem uma grande velocidade e sua área de incidência é pequena, tem-se uma altura mais elevada desta onda.
A força das ondas do mar contém grande energia, mas sua consistência difere de zona para zona no oceano, sendo apenas algumas regiões do oceano que possuem ondas com força e uniformidadesuficiente para a criação de energia, sendo assim, caso queira-se implantar algum dispositivo ou equipamento que se utilize da energia oceânica para a obtenção de energia necessita-se de um estudo prévio do local à ser implantado.
Na figura 2 mostra-se um mapa de distribuição da potência de onda sobre um metro desta no mar.

Figura 2- Mapa de distribuição de potência/metro de onda de mar.Observa-se que os melhores locais para conversão de energia das ondas são Noruega, norte da Espanha, França, Portugal, sul da América do Sul.
Tendo conhecimento da disposição das ondas oceânicas em escala mundial, necessita-se saber sua eficiência energética. Teoricamente, a densidade de energia das ondas (água) é aproximadamente 850 maior que a do ar e quanto mais alta a densidade de energia, maisenergia pode ser armazenada ou transportada pela mesma quantidade de massa , sendo assim, conclui-se que a onda possui um forte potencial de estudo para tal conversão. Exemplo mostrando a potência adquirida da onda:
* Para cada km de onda do mar produz-se 40 MW para ondas suaves (1 m de altura) e 1000 MW por km, onde a altura de onda é de 5m. A potência obtida é proporcional ao quadrado daaltura da onda (Pot α H²).
Apesar do grande potencial energético das ondas oceânicas há uma série de dificuldades para obtê-las. Como é uma tecnologia nova, está em fase inicial de estudo, sendo assim, há uma falta de experiência nesta tecnologia. Deste modo aparelhos e sistemas se encontram muito caro, não sendo possível atingir uma escala comercial. Outras dificuldades devem ser salientadas, como...
tracking img