Cci, ccb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

MANOEL CHAVES DOS SANTOS
RA: 1006123

ATIVIDADES DE LABORATÓRIO:
ESTUDO DA PERGA DE CARGA E ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS

JUNDIAÍ-SP
2012
RESUMO

Foi estudada a associação de bomba, as curvas características das bombas (CCB) e das curvas características da instalação (CCI). O estudo foi feito usando canos de PVC e Aço galvanizado de diâmetros de ½” e ¼”,as medições foram feitas em dois pontos do tubo, e as cargas foram anotadas para usarmos no calculo de perdas de carga, e para encontrarmos a CCI correta, já o estudo da CCB foram usadas duas bombas iguais, para medir a carga de ambas, associadas em série e em paralelo.

1. INTRODUÇÃO

Sempre que um fluido se desloca no interior de uma tubulação ocorre atrito deste fluido com as paredesinternas desta tubulação, ocorre também uma turbulência do fluido com ele mesmo, este fenômeno faz com que a pressão que existe no interior da tubulação vá diminuindo gradativamente à medida com que o fluido se desloque, esta diminuição da pressão é conhecida como “Perda de Carga (ΔP)”¹. No final da instalação a carga é maior que no inicio, sendo assim se faz necessário o uso de bombas, dependendo dovolume e da vazão, por isso é necessário um conhecimento especifico para determinar a bomba ideal e até mesmo a quantidade de bombas que será utilizada em cada projeto.

2. OBJETIVO

2.1 OBETIVO PRINCIPAL
* Estudar instalações hidráulicas
2.2 OBJETIVO SEGUNDÁR
* Estudar perdas de cargas em função da vazão(Q), rugosidade (ε), e diâmetro (Ø)
* Estudar Curva Característica daBomba (CCB)
* Estudo das associações de bombas

3. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

O escoamento interno em tubulações sofre forte influência das paredes, dissipando energia devido ao atrito. As partículas em contato com a parede adquirem a velocidade da parede, ou seja, velocidade nula, e passam a influir nas partículas vizinhas através da viscosidade e da turbulência, dissipando energia. Essadissipação de energia provoca uma diminuição da pressão total do fluido ao longo do escoamento que é denominado de Perda de carga². A perda de carga pode ser distribuída ou localizada, dependendo do motivo que a causa:Perda de carga distribuída, a parede dos dutos retilíneos causa uma perda de pressão distribuída ao longo do comprimento do tubo.Perda de Carga localizada, é causada pelosacessórios, Istoé, as diversas peças necessárias para a montagem da tubulação e controle do fluxo de escoamento². Fator de atrito é um parâmetro adimensional que é utilizado para calcular a perda de carga em uma tubulação devida ao atrito³.
Hp=f.(L+Leq)∅.v²2g.
f = Fator de atrito
L = Altura da tubulação
Leq = Altura equivalente da tubulação
V = velocidade
g = Aceleração da gravidade
Ø = Diâmetroda tubulação
Vazão, é um certo volume transportado em um certo intervalo de tempo⁴.
Vazão: Q=∆V∆t Velocidade: v=4Qπ∅²
∆V = Variação de volume
∆t = Variação de tempo
Ø = Diâmetro da tubulação

A rugosidade (erros microgeométricos) é o conjunto de irregularidades, isto é, pequenas saliências e reentrâncias que caracterizam uma superfície. Viscosidade,é a propriedade física quecaracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, a uma dada temperatura³.

Curva Caracteristica da Bomba(CCB), Servem para descrever as características operacionais de um bomba. Curva Característica da Instalação (CCI) é obtida da equação da altura manométrica, na qual a parcela relativa às perdas de carga é calculada para diversos valores de vazão5.
Altura manométrica: Hm = Hg + D h
 Hm =altura manométrica de elevação.
Hg = altura geométrica ou estática de elevação.
D h = soma das perdas de carga verificadas na tubulação.
Associação bombas em série: Q1=Q2=Qsérie H¹+H²=Hsérie
Associação de bombas em paralelo: Q¹+Q²=Qsérie H¹=H²=Hparalelo
Altura manométrica (para sistemas abertos): Hb=∆y+Hp
Hp = Perda de Carga
∆y = Variação de altura do lugar de...
tracking img