Peneiramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE GRANULOMÉTRICA – PENEIRAMENTO






RESUMO – O peneiramento é um procedimento muito utilizado para a separação de partículas sólidas e analisar sua distribuição do tamanho das mesmas. No experimento é peneirado uma determinada quantidade de amostra de vidro, pesado e calculado a massa retida. Por meio de modelos de análise granulométrica existentes na literatura, é verificado qualmodelo melhor ajusta a curva de distribuição acumulativa. Obtêm-se a linearização diretamente e indiretamente e os parâmetros, por meio do software Statistica. O modelo que obteve melhor ajuste, ou seja representou melhor a distribuição granulométrica da amostra de sólido foi o modelo Sigmoide.

PALAVRAS-CHAVE: Distribuição granulométrica, peneiras, diâmetro médio de Sauter, modelos dedistribuição granulométrica.

Objetivos: Estudar o método de peneiramento e seus equipamentos e analisar os resultados por meio da distribuição de tamanhos das amostras utilizadas no experimento. Calcular o diâmetro médio de Sauter e ajustar a distribuição granulométrica por meio de determinados modelos.













|Uberlândia, 11 de Abril de 2012 |Nota:data de correção:.../..... |


1. INTRODUÇÃO

O peneiramento tem por finalidade separar mecanicamente partículas sólidas heterogêneas de diferentes tamanhos, e para tal procedimento pode ser utilizado diversos tipos de peneiras com variadas aberturas, conforme Valadão, George E. S. (2007). As peneiras industriais são feitas de telas metálicas, revestidas de seda ouplástico (PVC, polietileno, polipropileno, orlon, dacron ou teflon), barras metálicas, pratos metálicos perfurados ou ranhurados, ou fios em forma de cunha na seção transversal. Vários metais são usados, sendo os de aço e aço inox os mais comuns. As peneiras padrão variam de 4 in a 400 mesh, e 4 telas metálicas com aberturas tão pequenas quanto 1µm são comercialmente disponíveis. Peneiras mais finas que150 mesh normalmente não são usadas, porque com partículas tão finas outros métodos de separação geralmente são mais econômicos (câmaras de poeira, ciclones, filtros de tecido).

É de grande importância que seja estudado o peneiramento, visto que este interfere significativamente na qualidade do produto acabado. Segue a classificação dos tipos de peneiras:


1.1. Peneiras estacionáriasSão as mais simples, robustas e econômicas das peneiras. Servem para sólidos grosseiros, à vezes maiores que 5 cm. Operam descontinuamente e entopem com facilidade.


1.2. Peneiras rotativas

O tipo mais comum é o tambor rotativo, muito utilizado nas pedreiras para classificação dos pedriscos e das pedras 1, 2, 3 e 4 da construção civil. É um cilindro longo, inclinado de 5 a 10º em relaçãoà horizontal e que gira a baixa velocidade em torno do eixo. A superfície lateral do cilindro pode ser uma placa metálica perfurada ou tela, com aberturas de tamanhos progressivamente maiores na direção da saída. Os equipamentos variam de 4 a 10m de comprimento. A rotação típica é da ordem de 15 rpm.

1.3. Peneiras agitadas

A agitação provoca a movimentação das partículas sobre a superfíciedas peneiras. Embora possam ser horizontais, geralmente são inclinadas para que o material seja transportado ao mesmo tempo em que ocorre o peneiramento. A eficiência é relativamente alta para materiais maiores que 1 cm, mas é baixa para finos. A agitação é provocada por excêntricos que permitem regular a frequência e a amplitude para conseguir a melhor combinação destas variáveisexperimentalmente. O excêntrico pode funcionar em plano vertical ou plano horizontal. Geralmente as peneiras agitadas com excêntricos são mais lentas, sendo 5 deslocamentos por segundo um valor comum.


1.4. Peneiras vibratórias

Estas peneiras são de alta capacidade e eficiência, principalmente para materiais finos. Existem dois tipos mais comuns:

Estrutura Vibrada: a estrutura é submetida a...
tracking img