Pendulo simples

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

FEAU - fACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO.

Física Experimental

RELATÓRIO DE PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

PÊNDULO SIMPLES

PROF. RodrigoSávio Pessoa

EXPERIMENTO 2: PÊNDULO SIMPLES

Universidade do Vale do Paraíba, Laboratório de Física Experimental I,
Prof. Resp. Rodrigo Sávio Pessoa, São José dos Campos, SP, 26 Out 2011

RESUMOUsando três pêndulos simples, com medidas diferentes, verificou-se em laboratório, o tempo em pequenas oscilações dos respectivos pêndulos, onde pode-se constatar a aceleração da gravidade g=(10,05+- 0,09) m/s2
Pode-se verificar uma diferença da aceleração da gravidade “padrão” de 9,8m/s2. Como a força de gravidade pode variar de acordo com o local que se encontra na terra, verificou-seque em São José dos Campos a aceleração da gravidade é de 9,79m/s2, e portanto houve diferença para g=(10,05 +- 0,09)m/s2, provocadas pelo tempo da reação humana no momento em que paralisava ocronômetro (celular), sendo tal diferença na ordem de 0,26 m/s2 ou de 2,65% em relação à cidade de São José dos Campos (local do experimento).

1 - INTRODUÇÃO:

A gravidade é a força de atraçãoexercida entre os corpos, é essa força que a terra exerce sobre tudo que está a nossa volta, inclusive nós, fazendo com que permaneçamos em constante contato com o chão. Porém essa força não é constante,podendo variar de acordo com o ponto em que se encontra na terra. Essa variação depende diretamente da latitude a altura. Uma das maneiras de se fazer conhecido o valor da aceleração da gravidade éatravés de um experimento denominado pêndulo simples .

OBJETIVO:

O objetivo deste experimento é obter a aceleração da gravidade, fazendo-se uso de um pêndulo simples.

Pêndulosimples

Esse sistema consiste em um fio inextensível e de massa desprezível com uma das extremidades fixada e um corpo de massa m em outra:

Quando o corpo é deslocado de sua posição...
tracking img