Pedras ornamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÁRMORES E GRANITOS
Introdução
Em geral, as rochas são recursos naturais de grande importância e valor para a construção civil. Elas possuem diversos tipos de aplicações, tanto de forma estrutural e de revestimento, quanto de forma ornamental, o que é mais comum.
O Brasil, tais rochas ornamentais têm ampla utilização, seja em revestimento externo de prédios, bancadas, pias, pisos, etc. E estautilização está em notável crescimento, devido a versatilidade deste tipo de rocha, podendo inclusive ser encontradas na natureza em cores variadas. Desta forma, engenheiros e arquitetos fazem uso cada vez maior de rochas decorativas em seus projetos.
Granitos
O granito é uma rocha ígnea (magmática plutônica). Ele é resultado da solidificação do magma a grandes profundidades. As rochas que oenvolvem, impedindo a libertação do calor, não permitem um rápido arrefecimento do magma o que retarda a sua solidificação. Assim, os minerais constituintes têm o tempo necessário para se desenvolver, o que leva a uma textura granular em que os estes são bem visíveis e identificáveis.
Mármore
O mármore é uma rocha metamórfica proveniente do calcário. Este tipo de rocha contém mais de 50% de calcitae/ou dolomita, ou seja, são formadas a partir do metamorfismo de calcários (rochas sedimentares compostas principalmente de calcita) e dolomitos (rochas também sedimentares formadas, sobretudo carbonato de cálcio e magnésio). Apresenta estrutura maciça e granulação variada.
Comparação entre mármore e granito:
Mármore | Granito |
Têm veios mais evidentes e menos brilho, são mais moles e menosresistentes, suscetíveis a manchas e desgaste. | É mais duro e resistente a ataques químicos e mais resistentes a absorção de água e a desgaste abrasivo. |

Vantagens e desvantagens:
Vantagens | Desvantagens |
Requinte, excelente acabamento, grande variedade de cores, praticidade, durabilidade, | Preço elevado, tendência de gelar o ambiente, |

Aplicação em paredes externas:Mármore | Granito |
Não deve ser usado, pois a pedra se desgasta com a poluição e chuva ácida. | A instalação requer, além da argamassa, grampos de aço inox por trás das pedras para sustentar o peso. Os cinzas devem ser evitados. |

1. Histórico de revestimentos em fachadas
Graças à sua perenidade e beleza, a pedra vem sendo utilizada como matéria-prima da construção há milhares de anos. Essesaspectos também impulsionaram sua especificação como revestimento de fachadas.
Os revestimentos da fachada devem apresentar as propriedades para os fins a que se destinam: proteção e vedação da edificação contra a ação de agentes externos agressivos, efeitos estético e valorização patrimonial, compatíveis com a nobreza e custo elevado do material.
Os revestimentos de fachadas em muitas ocasiões nãosão devidamente planejados. Torna-se necessária a elaboração de um projeto específico, com o detalhamento de interferências, propriedades dos materiais, normalizações pertinentes, juntas de dilatação, metodologia de execução e conciliação com outros elementos integrantes da fachada.
Aliado a isto, observam-se falhas devido ao controle deficiente, na seleção e recebimento de materiais, na preparaçãoda argamassa de assentamento, na execução dos serviços de assentamento e acabamento final.
Como resultado final, obtém-se um revestimento de baixa qualidade e de desempenho insatisfatório, sem condições de atender à elevada durabilidade e impermeabilidade esperadas deste tipo de revestimento.
A fixação das placas de granito e outros tipos de pedras com inserts metálicos em fachada começaram aser executada a partir da década de 1980, passando a substituir, gradativamente, o sistema convencional, de assentamento com argamassa.

2. Formas de aplicação de granito em fachadas
Estão agrupadas em 4 procedimentos de uso corrente, tais como:
1. Assentamento com argamassa, com ou sem grampo; | Trata-se de uma colocação mais simples, porém perigosa, quanto à segurança (soltura das peças)...
tracking img