Ceramicas e pedras ornamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AZULEJOS

O termo azulejo designa uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente, quadrada, em que uma das faces é vidrada, resultado da cozedura de um revestimento geralmente denominado como esmalte, que se torna impermeável e brilhante. Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo. O azulejo é geralmente usado em grande número como elemento associado à arquiteturaem revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou como elemento decorativo isolado.

Com diferentes características entre si, este material tornou-se um elemento de construção divulgado em diferentes países. Este material convencional é usado pelo seu baixo custo, pelas suas fortes possibilidades de qualificar esteticamente um edifício de modo prático.
Atualmente, a procura porazulejos tem se dado menos por seu valor decorativo e mais por suas características impermeabilizantes, sendo muito utilizados em cozinhas, banheiros e demais áreas hidráulicas.
Inicialmente o azulejo não tinha uma dimensão normalizada, o azulejo passou a ter uma medida quadrada variável entre 13,5 e 14,5 cm, como conseqüência do aumento de produção pelo maior número de encomendas.

Alicatado
Técnica para revestimento em que se agrupam pedaços de cerâmica vidrada cortados em diferentes tamanhos e formas geométricas com a ajuda de um alicate. Cada pedaço é monocromático e faz parte de um conjunto de várias cores que pode ser mais o menos complexo, semelhante ao trabalho com mosaíco.

Corda-seca
Téc nica em que a separação das cores ou motivos decorativosé feita abrindo sulcos na peça que, preenchidos com uma mistura de óleo de linhaça, manganés e matéria gorda, evitam que haja mistura de cores (hidro-solúveis) durante a aplicação e a cozedura.

Aresta (ou Cuenca)
Técnica do período da corda-seca em que a separação das cores é feita levantando arestas (pequenos muros) na peça, que surgem ao pressionar o negativo do padrão (molde de madeira oumetal) no barro ainda macío. Este processo mais simplificado reduz o preço do produto acabado e permite uma maior variedade de padrões, embora o acabamento nem sempre seja perfeito.

Majólica

A majólica veio revolucionar a produção do azulejo pois permite a pintura direta sobre a peça já cozida. Após a primeira cozedura é colocada sobre a placa um líquido espesso (branco opaco) à base deesmalte estanífero (estanho, óxido de chumbo, areia rica em quartzo, sal e soda) que vitrifíca na segunda cozedura. O óxido de estanho oferece à superfície (vidrado) uma coloração branca translúcida na qual é possível aplicar directamente o pigmento solúvel de óxidos metálicos em cinco escalas de cor: azul cobalto, verde bronze, castanho manganésio, amarelo antimónio e vermelho ferro (que por ser dedifícil aplicação pouco surge nos exemplos iniciais). Os pigmentos são imediatamente absorvidos, o que elimina qualquer possibilidade de correção da pintura (designada decoração ao grande fogo). O azulejo é então colocado novamente no forno com temperatura mínima de 850° C revelando, só após a cozedura, as respectivas cores utilizadas.

Azu lejo aerografado (ou decoração ao terceiro fogo):pintura do azulejo através de um aerógrafo (pistola de jacto de tinta) em que estampilhas de zinco delimitam as áreas a pintar.

Azulejo esgrafitado: técnica em que os elementos decorativos são “abertos” no vidrado raspando-se com um estilete até aparecer o biscoito (base do azulejo). As ranhuras que resultam deste processo podem ser preenchidas com betume ou com cal da cor que se deseje.Azulejo esponjado: aplicação da tinta através de uma esponja ou escova, em que o resultado se assemelha a uma superfície de pedra (rugosa).

Azulejo estampilhado: decoração da superfície vidrada com trincha através da utilização de uma estampilha, uma peça de metal onde está recortado o motivo decorativo a pintar.

Decoração ao grande fogo: pintura sobre o vidrado remetida posteriormente a uma...
tracking img