Pedras ornamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2012
Colégio Estadual Polivalente
Ensino Fundamental, Médio e Profissional.
Curso Técnico em Edificações - 2º Ted

PEDRAS ORNAMENTAIS

Materiais de Construção
Granito

Welligton Fernandes de Barros nº 32
João Roberto da silva nº 21
Flávio Henrique Sanches nº 28

Londrina, Setembro de 2012.

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO  EM PRÉDIOS

| |

GRANITOS - CARACTERÍSTICAS 
 O granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosso que apresenta em sua composição quartzo, feldspato, micas, anfibolas, piroxenas e olivina basicamente em associações que variam conforme determinadas características. Enquanto que, numa análise macroscópica, o quartzo é um mineral incolor e translúcido, o feldspato, também presente no granito, por meio da microclina, ortóclase eplagióclases, atua como condicionante da característica cromática de rochas silicáticas, permitindo uma coloração avermelhada, rosada e creme acinzentado na pedra. As matrizes das rochas silicatadas, geralmente, apresentam-se na cor negra, possibilitada pela presença de minerais máficos, anfíbolas e micas, conhecidos como carvão. Os minerais máficos correspondem aos silicatos ferro magnesianos.
Osgranitos mais claros são tecnicamente referidos de leucocráticos, possuem menor quantidade de ferro-magnesiano. Na composição de uma rocha, o quartzo e o feldspato compõem de 85 % a 95% de uma rocha.
As rochas silicatadas possuem uma textura determinada pela granulometria e distribuição dos cristais. O granito é uma pedra muito utilizada na construção civil e em ornamentos.
Na elaboração de pedrasornamentais e de revestimento de paredes, utilizam-se vários conjuntos de rochas silicatadas, entre elas:
Monzonitos; Granodioritos; Charnockitos; Sienitos; Dioritos; Doleritos; Basaltos;Granito tradicional.
Por ser formado basicamente pela mica, quartzo e feldspato, o granito é mais duro e resistente do que o mármore. No comércio de material de construção é vendido determinados tipos de granito“imitação”, não sendo o granito verdadeiro.
Como comparação, por exemplo, o arenito e o quartzo são rochas raras mais porosas. Em minas Gerais, os granitos são famosos pelos seus desenhos rebuscados; na Bahia, as rochas de granito são azuis, entre o mais valorizado no mercado está o granito azul-bahia. Cada estado brasileiro possui extração de granito, com estilo inerente na extração de cada região.No processo de acabamento, o granito pode ser levigado, lustado, apicoado e flameado. O levigado é usado para deixar a pedra bem lisa; o lustramento, que utiliza aditivo químico, permite que a pedra fique impermeabilizada; o apicoada deixa a pedra com furinhos; o flameado utiliza maçarico para queimar os minerais da rocha. Não aconselha-se lavar o granito com água para evitar que o mesmo fiquemanchado, utiliza-se apenas um pano úmido.

 
INTRODUÇÃO
 
A fixação de granitos com inserts metálicos surgiu da necessidade de melhoria nas condições de segurança, qualidade no assentamento das peças, proporcionar maior conforto térmico e garantir maior agilidade em revestimentos externos de fachadas. 
As primeiras obras executadas com esse sistema surgiram na Europa e nos Estados Unidosda América a mais de 40 anos tendo surgido no Brasil a cerca de 15 anos. Desta época até os nossos tempos este sistema tem sido difundido por todo o mundo e as técnicas foram evoluindo com o desenvolvimento da tecnologia de fixação e metodologia de aplicação. 
Existem duas metodologias básicas para a realização da fixação de placas de rochas ornamentais em fachadas com inserts metálicos: -          Aplicação individual das placas ao prédio, com elementos de fixação para todas as unidades utilizadas na fachada (sistema europeu),
-          Confecção de painéis onde as placas individuais são fixadas individualmente e posterior aplicação dos painéis à estrutura do prédio (sistema americano). 

Entre as características do sistema de fixação por inserts metálicos pode-se citar:...
tracking img