Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

FACULDADE SUMARÉ





Claudia Fernanda 1122952

Gisele Souza Gomes 1121102

Henriette Gomes 1120769

Viviane Ap. da Silva 1120732







PROJETO POLITICO PEDAGOGICO



















São Paulo

2013



Claudia Fernanda 1122952

Gisele Souza Gomes 1121102Henriette Gomes 1120769

Viviane Ap. da Silva 1120732









PROJETO POLITICO PEDAGOGICO













Trabalho apresentada ao Curso de
Pedagogia na faculdade Sumaré M1A, para
disciplina de Projeto Profissional Interdisciplinar






Orientadora: Fernanda Guinoza Matuda






















 São Paulo

2013





Ilma Passos de Alencastro Veiga

Ilma Passos de Alencastro Veiga, possui Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia pela faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Goiás (1961), é licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1967), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), doutorado e pós –doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988). É professora titular aposentada e pesquisadora associada sênior da Universidade de Brasília. Seus livros que ganharam destaque: Aventura de Formar Professores, Repensando a Didática, Dimensões do Projeto Político-Pedagógico, Projeto Político-Pedagógico da Escola. Têm experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintescampos: formação de professor, didática, educação superior, docência universitária e projeto político-pedagógico.

Resenha

➢ Projeto Político Pedagógico da escola: Uma construção coletiva.

Segundo Ilma Passos o Projeto Político Pedagógico tem sido objeto de estudo dos profissionais da educação na busca de melhorar a qualidade de ensino. Cada escola é responsável pelo projeto, semprelevando em conta seus aluno e suas necessidades, essa iniciativa deverá ser da escola e não esperar que esferas administrativas e superiores o façam mais que lhes deem condições de fazê-lo.



• O que é projeto político pedagógico?

O projeto político pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas (PASSOS, ILMA. 2002). É na construção do PPP quesão levados em consideração nossa realidade, o que temos hoje e projetamos o que queremos alcançar e quais são nossos objetivos e projetar um futuro diferente do presente.

O projeto não pode ser construído e depois arquivado ou construído apenas para cumprimento de tarefas burocráticas, ele deve ser vivenciado em todos os momentos por todos os funcionários da escola, já que todos fazem parte doprocesso educativo da escola.

Ele é construído com intenções políticas e por isso que é um projeto político, tem uma ação intencional, um sentido explicito com um compromisso coletivo e sociopolítico, construído com base nos interesses reais e coletivo de uma população, ele tem compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. Já no que se refere ao pedagógico seu objetivo é aformação de cidadão participativo, responsável, compromissado, critico e criativo.

Portanto político e pedagógico tornam-se indissociável na construção desse projeto. Faz-se necessário considerar que o PPP deve ser usado permanentemente como objeto de reflexão e discussão dos problemas da escola na busca de soluções e alternativas viáveis para essa solução.

O PPP deve ser constituído emprocesso democrático de decisão, visando à organização do trabalho pedagógico com superação de conflitos e eliminando as relações competitivas corporativas e autoritárias, extinguindo uma rotina meramente burocrática e hierárquica em sua forma negativa.

O PPP visa à organização do trabalho pedagógico em duas esferas, a organização da escola como um todo e a organização da sala de aula. Buscar essa...
tracking img