Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
A INFLUÊNCIA DA CULTURA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA DE ENSINO FUNDAMENTALAlexsandro Rosa Soares |
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar aos educadores de ensino fundamental a importância da cultura no processo de construção da identidade da criança de ensino fundamental e conscientizá-lo de sua importância comoprotagonista/expectador deste processo.
 
Palavras-chave: Pluralidade cultural, cultura, educação, sociocultural.
 
INTRODUÇÃO:
As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo de suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas relações com o meio e com os outros grupos, na produção de conhecimentos, nas atitudes a seremtomadas, enfim na vida cotidiana como um todo.
Especificamente falando, a sociedade brasileira é preconceituosa e discriminadora, o Brasil precisa aprender a conviver com as diferenças sem hierarquizá-las. De acordo com LOPES (2001, p.21-25) “o Brasil é, sabidamente, um país multirracial e pluriétnico, o que por conseqüência, implica a existência de diversidade ou pluralidade cultural, muito emboraexista enorme dificuldade de reconhecimento dessa diversificação por parte de muitos brasileiros”.
Sabe-se que no princípio eram índios com suas diferentes etnias. Depois começaram a chegar os brancos, logo em seguida, foram trazidos, como escravos, negros africanos. Quer queiramos ou não, mesmo sem considerarmos as influências culturais, já somos um país plural, somos resultado da mistura demuitos povos, de muitas culturas diferenciadas.
Somos condicionados a aceitar pacificamente uma cultura branca ocidental, desconhecendo as demais manifestações ou considerando-as culturas subalternas, primitivas, sem valor maior para a formação da sociedade.
É possível observar a forma como os povos são culturalmente monopolizados, na carta que os governantes dos Estados Unidos, Virginia e Marylandenviaram aos índios das Seis Nações:
Há muitos anos nos Estados Unidos, Virgínia e Maryland assinaram um tratado de paz com os Índios das Seis Nações... Logo depois os seus governantes mandaram cartas aos índios para que enviassem alguns dos seus jovens às escolas dos brancos. Os chefes responderam agradecendo e recusando...Eis o trecho que nos interessa:
"... Nós estamos convencidos, portanto,que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração.
Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos aos saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa.
...Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência.Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou conselheiros.
Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e,embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão, oferecemos aos nobres senhores de Virgínia para que nos envie alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens.(BRANDÃO, 1998, p.18-19)
 
Uma das principais tarefas do educador, enquanto influenciador social e mediador de conhecimento, são o de possibilitar com que os seus alunos compreendam anão existência de cultura superior ou inferior; certa ou errada, e sim culturas diferentes, que devem ser respeitadas.
 
DESENVOLVIMENTO
 
Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e a convivência entre grupos diferenciados nos...
tracking img