Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É possível dissociar o ensino da leitura e da escrita enquanto aprendizagem de duas técnicas diferentes, embora complementares?
A criança, no geral, chega à escola já com algumas hipóteses sobre aestrutura da língua escrita, sabe que a mesma é composta por símbolos diferentes de desenhos, por exemplo. E ao entrar em contato com este código linguístico, por meio da orientação e mediação doprofessor será capaz de compreendê-lo e utilizá-lo.
No entanto, para que este processo aconteça de forma prazerosa e significativa é importante que o mesmo não seja trabalhado de forma sistemática.O professor deve respeitar o conhecimento prévio dos alunos, o tempo de aprendizagem de cada um e, além de tudo, interagir com os mesmos para saber o quanto já descobriram sobre a escrita e quaissão suas deficiências. A escrita deve ser vista pelos alunos como uma forma de comunicação e interação social e não como algo que deve ser aprendido apenas por estar freqüentando a escola.
Noentanto, saber escrever não significa saber ler, pois há muitos alunos copistas, ou seja, alunos que “escrevem”, mas que não conseguem atribuir significado ao código que apenas decodificam por meio dafala. O ato de ler transcende a decifração de caracteres. Ler é interpretar a mensagem, dar sentido ao que está escrito.
A aquisição da leitura é um processo que deve acontecer de forma natural para acriança, seja ouvindo uma história, folheando um livro ou observando textos escritos que estão por toda parte, não só na escola. A criança, mesmo não dominando ainda o código escrito, é capaz derealizar leituras, pois já possui uma lógica que a possibilita compreender uma história apenas observando imagens ou “ler” o nome de um determinado produto por já ter tido contato com o mesmo.
Aleitura, assim como a escrita, deve ser apresentada ao aluno como um instrumento de interação e transformação do mundo em que vive. Apesar de complementares são duas técnicas de aprendizagem...
tracking img