Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP
CURSO: PEDAGOGIA - POLO GUAICURUS - CAMPO GRANDE-MS





















TRABALHO DA DISCIPLINA DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR I


















JUNHO 2011
UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP
CURSO: PEDAGOGIA - POLO GUAICURUS - CAMPO GRANDE-MS

ALUNOS: PAULA ANDREIA COSTA – RA: 230849
ANDREIA DAUZACKER – RA: 224788TRABALHO DA DISCIPLINA DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR I




















JUNHO 2011
INTRODUÇÃO




É preciso resgatar nossa cultura, os nossos valores e garantir as tradições às outras gerações.
Segundo Fernando Hernández, um bom projeto tem que ser interdisciplinar, isso quer dizer que para realização do projeto temos quetrabalhar com várias disciplinas.
Fernando Hernández também fala de um projeto transdisciplinar aonde nós professores temos que ir além dos muros de nossa escola, trazendo para sala de aula as experiências que os alunos vivem no seu cotidiano, aguçando os alunos a falar dos seus valores e a diversidade de nossa cultura.























DESENVOLVIMENTO

Projeto:“Nosso Folclore!”
Para turma da Educação Infantil e Séries Iniciais 1º Ano
Duração: 4 aulas

1º Dia do Projeto
O projeto que vou desenvolver é sobre o nosso folclore. Comecei primeiro a fazer uma pesquisa com os alunos, perguntando o que eles ouviam como histórias sobre a comunidade em que vivem e quais eram as suas brincadeiras. Se eles tinham medo do saci ou da cuca.
As respostasforam assustadoras, um dos alunos começou a contar o que tinha acontecido há poucos dias:
− Professora lá onde moro tem um homem com o nome de Bodão, e ele enterrou a sua mulher no poço que há no fundo de sua casa, e eu tenho medo de passar na frente de sua casa.
Outro aluno:
─ Eu ouvi a minha falar comigo que não era para passar na frente da casa do Zé Pequeno, porque ele vendeum negócio que chama burundanga (droga), e minha tem medo dele me dar uma coisa dessas.
Outro aluno:
─ Lá no meu bairro tem um homem que pega criancinhas para fazer aquelas coisas. Há professora você sabe é sexo, por isso minha mãe não deixa eu ir sozinho para a escola, ela tem medo.
Mudei um pouco de assunto e perguntei o que eles brincavam. A maioria brincava que queria ser ofulano de tal, um bandido que manda no pedaço e não tem medo de policia.
Com essas experiências, vi que a maioria não sabe aquelas histórias que a vovó contava do saci-pererê e assim aguçava a nossa imaginação. E aquelas brincadeiras como cai no poço, ciranda, queimada, betis, que os primos ensinavam ou os colegas da rua onde morava ou ainda que nós aprendêssemos na nossa escola. Resolvi ensinara eles a ser criança e ressaltava sempre que a história permitisse que: Já pensou se houvesse um saci-pererê ou um lobisomem para assustar ou fizer travessuras com esses homens maus.
Assim desenvolvemos um projeto sobre o “nosso folclore”, onde pedi para as crianças perguntarem para seus pais quais eram as histórias que eles escutavam quando criança sobre a cuca ou sadi-pererê ou se tinha outrashistórias ou lendas do nosso folclore e ainda quais eram as brincadeiras que brincavam.
Com as histórias que os alunos trouxeram e as brincadeiras, fizemos um plano de aula para executar o projeto.

2º Dia do Projeto

Disciplina: Língua Oral e Escrita e Artes.

Conteúdo: Folclore e Poema

Objetivo: Resgatar a nossa cultura por meio do folclore, através da musica do saci e do poema dosaci.

Procedimento: Ao chegar à sala a professora vai fazer uma roda com a turma e conversar sobre a história do folclore, falando sobre as lendas, musicas, e brincadeiras que vamos trabalhar durante essa semana, que através da conversa vamos também estar resgatando a nossa cultura, vamos cantar a musica do saci-pererê e contar o poema do saci-pererê, vamos confeccionar o cartaz e outro...
tracking img