Pedagogia liberal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução – Sara Lady e Josielle.
A doutrina liberal, não significa ‘democrático’ ou ‘aberto’, apareceu como justificativa do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada sociedade de classes.
A pedagogia liberal,é uma manifestação desse tipo de sociedade. Ela idealiza que prepara o homem para desempenhar seu papel social dentro da sociedade, usando sua inteligência, suas aptidões pessoais e assim ele poderá se integrar a essa sociedade, que prega a idéia de igualdade de oportunidades, embora não leve em conta a desigualdade nas condições financeiras da pessoa que está interessada em desenvolver suashabilidades trabalhistas.

2º Slide – Sara Jhúlia.
Evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola nova ou ativa), o que não significou a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar.
A prática escolar, configura diferentes concepções de homem e de sociedade e, conseqüentemente, diferentes maneiras de ver o papel da escola, a aprendizagem, relaçõesprofessor-aluno, e técnicas pedagógicas. 

3º Slide – Hélio & Ana Paula
A educação brasileira, nos últimos anos, tem sido marcada pelas tendências liberais, ora conservadora, ora renovada e essas tendências se manifestam mais evidentes, nas práticas escolares e na didática de muitos professores.
Uma boa parte dos professores, provavelmente a maioria, baseia sua prática em didáticaspedagógicas que já viraram tradição, foram ensinadas a eles quando eram estudantes ainda ou foram transmitidas por colegas mais velhos na profissão; Por outro lado, há professores interessados em fazer seu trabalho docente mais consciente, professores capazes de perceber o sentido mais amplo de sua prática e assim, colocando em prática suas convicções. Deve-se salientar, ainda, que os conteúdos doscursos de licenciatura, não incluem o estudo detalhado dessas novas tendências pedagógicas, giram em torno de teorias de aprendizagem e ensino que quase nunca têm correspondência com as situações vividas em sala de aula, não ajudando os professores a formar um quadro de referência para assim, orientar sua prática docente. 
A pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função prepararos indivíduos para o desempenho de papeias sociais, de acordo com as aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a idéia de igualdade de oportunidades,não levaem conta a desigualdade de condições. Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola nova ou ativa), o que não significou a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar.
4º Slide – Jéssica.
Os conteúdos, osprocedimentos didáticos, a relação professor-aluno não têm nenhuma relação com o cotidiano do aluno e muito menos com as realidades sociais. Predomina a palavra do professor, das regras impostas por ele, o aluno nunca participa de qualquer decisão.
A designação "progressivista" vem de "educação progressiva", termo usado por Anísio Teixeira para indicar a função da educação numa civilização era mudança,decorrente do desenvolvimento científico (ideia equivalente a "evolução" em biologia). Esta tendência inspira-se no filósofo e educador norte-americano John Dewey. Cf. Anísio Teixeira, Educação Progressiva.

5º Slide –
Tendência Liberal – Sara
Jéssica - Na tendência tradicional, a pedagogia se caracteriza por acentuar o ensino na cultura geral, no qual aluno é educado para atingir seus...
tracking img