Pedagogia liberal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PEDAGOGIA LIBERAL

A pedagogia liberal sustenta aidéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores eàs normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a idéiade igualdade de oportunidades,não leva em conta a desigualdade de condições. Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia daburguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola nova ou ativa), o que não significou a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar.

Aeducação brasileira, pelo menos nos últimos cinqüenta anos, tem sido -marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada. Evidentemente tais tendências se manifestam,concretamente, nas práticas escolares e no ideário pedagógico de muitos professores, ainda que estes não se dêem conta dessa influência.

O nome não condiz com o que realmente acontece, não tendo osentido de democracia, aberto, avançado.
A educação brasileira esta marcada por tendências liberais que vem já fazem muito tempo desde a década de 50,60 nos dias de hoje mesmo com os professores com aidéia de modificar ou modernizar, acabam pendendo para tendências liberais.

A pedagogia liberal tem em sua idéia principal preparar as crianças e jovens para desempenhar papeis sociais de acordo com oque sejam mais aptos a executarem (funções que a sociedade e a indústria necessitem), a forma de pensar na igualdade de oportunidades não leva em conta a desigualdade de condições, isso com a...
tracking img