Pedagogia do amor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO LIVRO “PEDAGOGIA DO AMOR”

No livro Pedagogia do Amor, Gabriel Chalita utiliza dez histórias nos mostrando a essência e o valor de cada uma delas.

O primeiro valor ressaltado é o “Amor” com a história “As mil e uma noites”, onde Sherazade se apresenta como esposa de Sultão para salvar o povo de Bagdá mesmo sabendo o risco em que corria de vida. Sherazade com seu belo dom de contarhistórias e emenda-las umas as outras conseguia adiar cada dia sua morte. Transformando assim o ódio que o Sultão tinha em amor.
O autor além de nos mostrar o valor do amor, nos mostra também o valor da leitura.
Devemos influenciar desde cedo nossas crianças contando histórias e a ler para assim aprenderem a gostar, pois quem diz que não gosta de ler é porque na sua infância não foi cobrado enem mostrado a leitura de uma maneira gostosa e prazerosa. Devemos contar as histórias para nossas crianças que nem Sherazade, de uma maneira diferente e envolvente, ao ponto de trazê-las para dentro dela.

O segundo valor é a “Amizade” com a história de “Damon e Pítias” a qual o rei Siracusa condena Pítias de morte por defender a liberdade e igualdade. Pítias pede ao rei um ultimo pedido paraque deixasse despedir de sua família e resolver alguns problemas domésticos, seu amigo Dalmo convence o rei de permitir, em troca se caso ele não voltasse sacrificasse a sua própria vida.
A história trabalha também com o valor da confiança. Fica bem claro que a amizade é a essência para nossa vida, sem ela somos vazios. Amizade é ter certeza de ter sempre alguém em quem confiar é o nosso apoio,alguém que trocamos e compartilhamos as nossas horas boas e ruins.

O terceiro valor é o “Idealismo” com a historia de “Dom Quixote” um rapaz comum a qual vivia seus dois mundos , o real e o imaginário, no imaginário pensava que era valente e lutava para o bem do seu povo.
Dom Quixote nada mais era um o homem idealista. A qual o seu idealismo mudou a realidade.
Temos que mostrar a criança aessência de ter um ideal para lutar por ele, buscar sua conquista, mas desde já reconhecer nossos limites. A qual em uma situação ruim consiga enxergar seus pontos positivos.

O quarto valor é a “Coragem” com a história bíblica de “ Davi e Golias”, Davi um menino pequeno a qual aceitou o desafio de derrotar o gigante Golias, para todos sua derrota era nítida, mas Davi pela sua e confiança/fé em Deusenfrentou e o derrotou apenas com um tiro certeiro de uma pedra sobre o gigante.
Devemos enfrentar nosso medos, tudo aquilo que achamos que não conseguimos ai que devemos fazer .Devemos trazer e fazer sempre coisas novas, apesar de que por ser novo traz um certo medo devemos enfrenta-los.Coragem e fé é outra essência muito importante em nossas vidas.

O quinto valor é a “Esperança” o autorutiliza “Vidas Secas” uma historia de um povo do sertão que tem uma vida sofrida de fome e sede, a qual a luta, esperança, perseverança e fé para um dia melhor caminham sempre juntos com eles. As mulheres sonhadoras, religiosas e guerreira.
Nos faz enxergarmos que a esperança é o “motor” da nossa vida.Sempre temos que ter desejos, sonhos,um objetivo na vida a alcançar.
O texto mostra que devemossempre lutar pelos nossos sonhos, acaba sendo até uma sacudida para nós, quando estamos no meio da luta e aparecem “pequenos” problemas e queremos desistir.

O sexto é o valor do “Trabalho” com a história de “Hercules” a qual teve oportunidade de escolher entre duas estradas: uma prometia vida tranqüila cheio de vantagens, coisas boas sem nenhum esforço, já a outra estrada oferecia uma vida aqual seria conquistada pelo seu próprio esforço. Seria a estrada chamada de Preguiça e a outra de Virtude, Hercules escolheu Virtude, pois para ele a verdadeira riqueza é o que era conquistado pelo seu próprio trabalho, seu próprio esforço.
Para termos nossas conquistas devemos lutar, trabalhar, se for preciso até sofrer por isso, nada vem em nossas mãos de graça.É sair da teoria e ir para...
tracking img