Pdcv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS


Investigadores escolheram três tipos abordagens clássicas para estudar tais questões que dizem respeito ao domínio do desenvolvimento cognitivo:
•A abordagem behaviorista.
•A abordagem psicométrica.
•A abordagem piagetiana.

1.1 Abordagem behaviorista: o mecanismo básico de aprendizagem.



Abordagem ao estudo dodesenvolvimento cognitivo cuja preocupação são os mecanismos básicos da aprendizagem. Ela quer saber como o comportamento muda em respostas à experiência. Veja dois processos de aprendizagem estudados pelos behavioristas:
•Condicionamento Clássico: aprendizagem baseada na associação de um estímulo que normalmente não provoca uma resposta especifica, com outro que a provoca. O condicionamento clássico permiteaos bebês antecipar um evento antes que aconteça, ou seja, a pessoa aprende a emitir uma resposta reflexa.
•Condicionamento Operante: aprendizagem baseada no reforço ou na punição. O bebê aprende a responder de uma determinada maneira ao ver os pais, isto é, atenção parental. Os pesquisadores geralmente usam o condicionamento operante para estudar outros fenômenos, como a memória.1.2 Abordagem psicométrica: testes de desenvolvimento e de inteligência



Abordagem ao estudo do desenvolvimento cognitivo que procura medir a quantidade de inteligência que uma pessoa possui. A inteligência, conforme é normalmente entendida, permite às pessoas adquirir, lembrar e utilizar conhecimento entender conceitos e relações, e resolver os problemas do dia a dia. O objetivo daaplicação de testes psicométricos é medir quantitativamente os fatores que supostamente constituem a inteligência e, a partir resultados dessa medida, prever o desempenho futuro. Os testes de QI (quociente de inteligência): testes psicométricos que procuram medir inteligência comparando o desempenho de quem responde ao teste com normas padronizadas. Testar bebê e criança já outra questão, como os bebês nãopodem dizer o que sabem e como pensam, a maneira mais óbvia de aferir sua inteligência é avaliando o que sabem fazer.

É praticamente impossível medir a inteligência de um bebe, é possível testar seu desenvolvimento cognitivo. Os testes de desenvolvimento comparam o desempenho do bebê numa série de tarefas com normas estabelecidas com base na observação do que um grande número de bebês ecrianças pequenas sabem fazer em determinadas idades.

As Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil (teste padronizado que avalia o desenvolvimento dos bebês) foram elaboradas para avaliar o desenvolvimento de crianças entre um mês e três anos e meio.

1.3 Abordagem piagentiana: o estágio sensório motor



Abordagem ao estudo do desenvolvimento cognitivo que descreve estágios qualitativos nofuncionamento cognitivo. Piaget observou o modo de pensar das crianças, o seu desenvolvimento na infância e dividiu o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios.

O primeiro deles é o sensório motor (desde o nascimento até os dois anos) nessa fase os bebês aprender sobre eles e sobre o ambiente ao seu redor. Esse estágio é subdividido em outros seis estágios.

Nos cinco primeiros subestágioos bebês aprendem a organizar seus sentidos e atividades em relação ao ambiente e no sexto subestágio e ultimo fazem um progresso para utilização de símbolos e concertos para resolver problemas simples.

1º subestágio (do nascimento até o primeiro mês) é caracterizado pelo uso de reflexos.

2º subestágio (de um a quatro meses) atividades localizam-se no corpo do bebê mais do que no ambiente.3º subestágio (de quatro a oito meses) os bebês se interessam mais pelo ambiente e repetem ações que trazem resultados interessantes para eles.

4º subestágio (de oito a doze meses) usam comportamentos aprendidos para atingir seus objetivos.

5º subestágio (doze a dezoito meses) demonstram curiosidade e experimentação alteram ações para obter resultado.

6º subestágio (dezoito a vinte...
tracking img