Pdca saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Física Departamento de Física Disciplina: Física do Século XX B Prof. César Augusto Zen Vasconcellos LISTA TEMÁTICA E DE PROBLEMAS No. 7 - Transições Eletrônicas: Raios-X. Aparelho de Raios-X. Produção de Bremsstrahlung. Produção de Espectro de Raios-X Característico. Relação de MOSELEY (HENRY GWIN JEFFREYS MOSELEY (1887-1915)). Absorção deRaios-X. Efeito AUGER (PIERRE VICTOR AUGER(1899-1993)). Fluorescência de Raios-X.

Raios-X. Denominamos raios-X, descobertos por Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923) em 1895, a emissões eletromagnéticas cujos comprimentos de onda são da ordem de grandeza do ångström e cujas energias variam entre alguns keV e algumas centenas de keV. A geração desta energia eletromagnética se deve à transição deelétrons nos átomos, ou à desaceleração de partículas carregadas. E, como toda energia eletromagnética, em vista de sua natureza ondulatória, os raios-X sofrem processos similares àqueles sofridos pela luz, como interferência, polarização, refração, difração, reflexão, entre outros. E embora de comprimento de onda menor do que o da luz, a natureza eletromagnética dos raios-X é idêntica à da luz, ouseja, feixes de raios-X são também constituídos de fótons.

Figura 1: imagem obtida por Röntgen utilizando feixes de raios-X. Tubo de Crookes. Os raios catódicos são radiações onde os elétrons emergem do pólo negativo de um eletrodo, chamado cátodo, e se propagam na forma de um feixe de partículas negativas (feixe de elétrons) aceleradas em direção a um pólo positivo (ânodo). Este efeito ocorredevido à diferença de potencial existente entre os pólos negativo e positivo no interior de um tubo contendo gás rarefeito e também devido ao efeito termo-iônico, de emissão de elétrons, ocasionado pelo aquecimento do metal que constitui o cátodo. O dispositivo, descrito de forma breve acima, e que possibilita a produção de raios catódicos, chama-se tubo de Crookes e foi desenvolvido por WilliamCrookes (1839-1919). No tubo de Crookes, os raios catódicos produzem a ionização do gás ao atravessá-lo, causando efeitos de luminescência nas paredes de vidro do tubo. Descoberta dos Raios-X. Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923) descobriu em 1895 os Raios X, quando estudava o fenômeno de luminescência produzido por raios catódicos num tubo de Crookes. Ele desejava saber se raios catódicos propagam-separa fora do tubo de Crookes; a resposta a essa indagação não era possível de ser visualizada a olho nu (e nem com os precários equipamentos disponíveis à época) devido à intensa luminosidade dos raios catódicos. Ao final da tarde do dia 8 de Novembro de 1895, Röntgen estava determinado a testar uma idéia que possibilitaria, segundo ele, esta visualização. Ele envolveu então um tubo de Crookescom uma espécie de capa de papelão, de cor preta, e ficou observando o tubo enquanto aplicava descargas elétricas entre os eletrodos do equipamento. Quando Röntgen ligou o tubo, acostumado que era à visão no escuro, percebeu que uma placa de um material fluorescente chamado platinocianeto de bário, colocada casualmente perto do tubo, brilhou. Röntgen então desligou

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIOGRANDE DO SUL Instituto de Física Departamento de Física Disciplina: Física do Século XX B Prof. César Augusto Zen Vasconcellos LISTA TEMÁTICA E DE PROBLEMAS No. 7 - Transições Eletrônicas: Raios-X. Aparelho de Raios-X. Produção de Bremsstrahlung. Produção de Espectro de Raios-X Característico. Relação de MOSELEY (HENRY GWIN JEFFREYS MOSELEY (1887-1915)). Absorção de Raios-X. Efeito AUGER (PIERREVICTOR AUGER(1899-1993)). Fluorescência de Raios-X.

o tubo e o brilho emitido pelo material fluorescente, de forma praticamente instantânea, desapareceu. Ele novamente ligou o tubo, e o efeito de fluorescência voltou a aparecer. Estava claro para ele que este efeito de fluorescência era devido à emissão de algum tipo de radiação produzida pelo tubo de raios catódicos. Mas ele também estava...
tracking img