Preconceito linguistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No livro, o autor critica a maneira que é imposta pelas escolas a norma lingüística, pois nem todos os brasileiro tem acesso a esse a norma. A questão é que poucas pessoas tem domínio da norma cultae por isso muitas vezes deixam de ser beneficiado por diversos serviços a que têm direito por não entender a linguagem usada pelos órgãos públicos.
É preciso encontrar os problemas de comunicaçãoentre falantes, para poder resolvê-los. É necessário abandonar o mito da “unidade” do português no Brasil, para se falar em “Língua Portuguesa” temos que falar de uma unidade que se constitui devariedades.
A idéia de que “Brasileiro não sabe português/ Só em Portugal se fala bem português” trata-se de uma herança de gerações passadas,infelizmente transmitida pelo ensino tradicional dagramática nas escolas, e refletem o sentimento de inferioridade, em relação a Portugal. Porque somos ate hoje uma colônia dependente de um pais mais antigo e mais “ civilizado ”.
Esse preconceito emnossa cultura não nos permite analizar o português brasileiro como uma língua viva , falada, é uma análise “ preconceituosa “ da língua falada e escrita aqui. Embora alguns intelectuais lamentem anossa conduta lingüística, a língua portuguesa,se manteve bem, falada e escrita , produzindo literatura reconhecida mundialmente. A língua que falamos no Brasil já tem uma gramática, que cada vez maisse diferencia da gramática da língua falada em Portugal. Quando dizemos que no Brasil se fala português , usamos esse nome simplesmente por uma razão histórica, a de termos sido uma colônia dePortugal. A língua falada , entre os dois tem extremas diferenças,principalmente na pronuncia. Temos que respeitar as diferenças, ela não são uma deficiência.
O grande problema é que esse ensino noBrasil deveria ter avançado e se tornado autônomo, mas mesmo depois de muito tempo de independência política, visando a norma lingüística de Portugal.
Temos que parar de alimentar a idéia de que...
tracking img