Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário UNIFEMM
Curso Superior Tecnólogo em Logística

DENER MIRANDA
GUSTAVO RESENDE MARTINS
RENATA AMANDA MARTINS
STAEL MOREIRA MARTINS










TRABALHO
INTERDISCIPLINAR

























Sete Lagoas, MG.

DENER MIRANDA
GUSTAVO RESENDE MARTINS
RENATA AMANDA MARTINS
STAEL MOREIRA MARTINS













TRABALHOINTERDISCIPLINAR









Trabalho acadêmico apresentado ao
Centro Universitário UNIFEMM, no
Curso Superior de Tecnólogo em Logística,
para aprovação parcial.










Sete Lagoas - MG
JUNHO de 2012.

RESUMO

Esta dissertação apresenta o método de melhorias conhecido como PDCA, potencial de aplicação.

Para a realização desta pesquisa, foi avaliado, em primeiroplano, o próprio Método de Melhorias, sua estrutura básica de funcionamento, para, em segundo plano, paralelo a essa avaliação, discorre sobre a suas aplicações nas Inovações e Criatividade, ergonomia, planejamento e gestão da rede logística, gestão de pessoas com foco em competência, direito do trabalho e rotinas trabalhistas e qualidade industrial. Essa primeira avaliação abrange desde a origemdo método em questão, seus princípios, seu idealizador, e as pessoas que mais destacaram na disseminação no meio gerencial, até a descrição completa do método, detalhando cada módulo de aplicação, os envolvidos em cada etapa, e seus possíveis resultados alcançados ao final do ciclo.

Ao longo deste estudo, é discutida aplicação prática desse método, assim como seu potencial de aplicação comalguns sistemas de gestão da qualidade adotados pelas áreas envolvidas, bem como os resultados avaliados em empresas que utilizam o método PDCA em seu sistema de gestão.

Concluindo, é apresentada uma análise crítica das dificuldades e das vantagens da implementação, propondo estratégias de implementação do método de melhorias PDCA nos sistemas de gestão das empresas e empreendimentos.SUMÁRIO



1- INTRODUÇÃO



2- JUSTIFICATIVA



3- OBJETIVO



4- METODOLOGIA



5- DESENVOLVIMENTO



6- CONCLUSÃO



7- REFERÊNCIAS

























1- INTRODUÇÃO



O ciclo PDCA (Plan - Do - Check - Act // Planejar – Fazer – Verificar - Agir) consiste em uma sequência de passosutilizada para controlar qualquer processo definido. É uma ferramenta de qualidade que auxilia na organização do processo de implementação de melhorias, dando uma diretriz para a condução de tais projetos / processo. É também utilizada para facilitar a tomada de decisões visando garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência dos estabelecimentos e, embora simples, representa um avanço semlimites para o planejamento eficaz.

A figura abaixo e as descrições correspondentes a cada etapa nos dá uma ideia da dinâmica do ciclo PDCA.

[pic]

PLAN – Planejar – Refere-se ao planejamento do seu projeto de melhoria, ou seja, quais são os objetivos, o que já sabemos o que queremos aprender, e como iremos fazer (quem, o que, quando, onde, como).

DO – Executar – Conduzir o plano, ou seja,implementar de acordo com o que foi planejado na etapa anterior.

CHECK – Verificar – Coletar dados, realizar a análise dos dados e com base nessa, verificar quais são as conclusões que nós podemos tirar.

ACT – Agir Corretivamente – Definir quais mudanças poderão ser feitas e quais outros ciclos podem ser disparados para a melhoria do processo em questão.

Durante o acompanhamento do PDCAgeralmente são utilizadas algumas ferramentas para identificação do problema ou meta a ser alcançada, medição da questão, comparação, entre outras necessidades. Essas ferramentas são adaptadas e utilizadas de acordo com a empresa, o produto e o resultado a ser atingido. As mais comuns são: Reuniões tipo brainstorming ou brainwriting; diagrama de Pareto; diagrama de causa e efeito; histograma;...
tracking img