Tecido nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecido Nervoso

Tecidos são conjuntos de células similares das substâncias que a envolvem. As células especializadas e a matriz extracelular envolvente formam todos os tipos de tecidos encontrados em nível de organização tecidular. A classificação dos tecidos baseia-se na estrutura das células; na composição das substâncias não celulares que as envolvem, na matriz extracelular e nas funções dascélulas.

Classificação dos tecidos
Um tecido é classificado tendo em conta diversos fatores, tais como:
. Estrutura das células
. Composição das substâncias não celulares que as envolvem
. Matriz celular
. Funções das células

Tecido nervoso
O tecido nervoso cobre todo o sistema nervoso, o qual se divide em:
. Sistema nervoso central, é constituído pelo encéfalo e medula espinal
.Sistema nervoso periférico, é constituído pelos nervos e gânglios nervosos

Características:
Encontra-se no cérebro, medula espinal e nervos que percorrem o corpo. Em particular está em contato com os músculos, regulando o seu movimento, e com os tecidos glandulares regulando a sua atividade secretora.

Composição:
O tecido nervoso é formado por células excitáveis especializadas em transmitirestímulos ou impulsos nervosos graças a uma série muito complexa de atividades físico-químicas da sua membrana.
As células que formam o tecido nervoso podem ter diversas formas, características, comprimentos e funções muito diversas, segundo o papel desempenhado por cada uma.

Fig.1-Tecido nervoso

O NEURÔNIO
A célula constitui a unidade morfofuncional de todos os seres vivos; porém, certaspropriedades comuns a todas elas desenvolvem-se com muito mais aprimoramento; exemplificando; a propriedade da contração é especialidade da célula muscular, a da secreção é especialidade da célula muscular, a da secreção é altamente diferenciada nas células constituintes dos tecidos glandulares; a capacidade de reprodução é bastante desenvolvida nas células da epiderme e células germinativas;agora, as propriedades de excitabilidade
(capacidade de reagir aos estímulos), assim como da condutibilidade (capacidade de conduzir estímulos) encontram o ápice de seu desenvolvimento na célula meio ambiente, de células sensoriais ou de outros neurônios.

Corpo Celular ou Percario: centro trófico da célula, local onde se encontra o núcleo e a maior parte das organelas. É também capaz de receberestímulos.nervosa. Para tanto, esta assume uma morfologia especial, que as difere de todas as demais células. Esta morfologia é tão diferente que deu origem a um nome específico para a célula nervosa: neurônio.
Apresentam três componentes principais:
Dendritos: prolongamentos numerosos, especializados na função de receber estímulos do

Axônio: prolongamento único, especializado na condução deimpulsos que transmitem informações do neurônio para outras células.

Fig.2-Neurônio

Classificação morfológica

Podemos classificar os neurônios quanto à sua morfologia, ou seja, a forma que assumem. Tal característica pode ser observada de acordo com o número de extensões que saem do corpo celular. Desta forma temos:
A) Neurônio Unipolar: Possui apenas um único axônio saindo do corpocelular. Neurônios unipolares são raros. Geralmente são encontrados em invertebrados ou em processos embrionários.

B) Neurônio Bipolar: Possui dois axônios com origem em locais opostos do corpo celular. Esta configuração axônica encontra-se somente entre neurônios sensoriais, como por exemplo, em sistemas visuais, auditivos e olfativos

C) Neurônio Pseudo-unipolar: Desenvolveram-seinicialmente como neurônios bipolares mas eventualmente os dois axônios se unem formando um único axônio que emerge do corpo celular. Este axônio divide-se em dois; um vai para o sistema nervoso periférico, como por exemplo, receptores sensoriais ou fibras musculares. O outro vai para o sistema nervoso central, mais especificamente para a medula.

D) Neurônio Multipolar: Possui apenas um único...
tracking img