Pcns geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são as orientações básicas de objetivos a alcançar em cada disciplina no ensino básico brasileiro. É aquilo que obrigatoriamente precisa ser levado em conta nas escolas de todo o país. São as bases que orientam as escolas com relação ao que fazer, no cotidiano.
O aprendizado desse método pode ser percebidonaturalmente pelo aluno, por meio dos temas e conteúdos. Ser, sem dúvida alguma, necessário para que o aluno se familiarize com as novas terminologias e categorias analíticas. Para isso o professor pode se comportar didaticamente, valorizando a realidade concreta do aluno. Para começar a trabalhar espaço, território, paisagem e lugar como categorias imprescindíveis para a explicação e compreensão naanalise geográfica, deve-se instigar o aluno a querer saber como o olhar geográfico pode contribuir para ajudar a desvendar a natureza dos lugares e do mundo como habitat do homem.
O estudo de Geografia possibilita aos alunos a compreensão de sua posição no conjunto das relações da sociedade com a natureza; como e por que suas ações, individuais ou coletivas, em relação aos valores humanos ou ánatureza.
Os conteúdos propostos para a geografia e meio ambiente começam da análise de problemas ambientais, envolvendo questões políticas, históricas, econômicas, ecológicas, geográficas, enfim, envolvendo processos variados, portanto, não seria possível compreendê-los pelo olhar de uma única ciência.
O tema Sociedade e Meio Ambiente é o que sugere maior aproximação, pois, ao tratar deformação socioespacial dos novos territórios e temporalidade do mundo, aborda-se de forma ampla os processos que geram uma determinada ocupação do solo, as demandas por recursos naturais, o crescimento populacional e a urbanização, entre outros.
O estudo mais detalhado das grandes questões do Meio Ambiente (poluição, desmatamento, limites para uso dos recursos naturais,sustentabilidade, desperdício),permitem o trabalho com aespacialização dos fenômenos geográficos por meio da cartografia.
Permite também, o trabalho com as estatísticas, base de dados, leitura e interpretação de gráficos que são importantes nos estudos comparativos, nas simulações e na idéia inicial sobre planejamentoque os alunos podem ter. Ainda como conteúdo procedimental, trabalhar com a formulação de hipóteses, produção degráficos e mapas, coleta, organização e interpretação de dados estatísticos, prática da argumentação etc. Desse modo, parecem evidentes as possibilidades de a Geografia integrar-se ao tema Meio Ambiente. Convém chamar a atenção para o seguinte ponto: as questões ambientais também irão se constituir nos contextos significativos a partir dos quais serão desenvolvidos
conceitos e procedimentosgeográficos.
Os desertos, os domínios polares, as florestas tropicais, assim como
a relação da fauna com o mosaico vegetacional das paisagens e seus ecossistemas, vulcanismo e terremotos, com suasconseqüências muitas vezes catastróficas para a sociedade, poderão ser explorados como detonador de uma discussão dos processos que originaram as diferentes formas do relevo.
Distinguir as grandes unidades depaisagem em seus diferentes graus de humanização da natureza, inclusive a dinâmica de suas fronteiras, sejam elas naturais ou históricas, a exemplos das grandes paisagens naturais.
Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se devem ter na preservação e na conservação da natureza.
À medida que o alunocompreende as leis que regulam a dinâmica do tempo atmosférico, a sucessão das estações do ano e dos climas, estará também, em condições de compreender suas relações com as diferentes paisagens vegetais e a zonalidade dos tipos de solos, assim como a organização das bacias hidrográficas e o regime dos seus rios.
Pode-se sugerir um trabalho com a sociodiversidade e com o modo como diferentes...
tracking img