Geografia e pcns

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A GEOGRAFIA E OS PCNS


Jaqueline Puhl Croda da Silva
Prof. Orientador: Anúbia Fontana Brun
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Geografia (GED 0119) – Módulo III
06/07/12


RESUMO

O artigo propõe uma reflexão crítica no ensino da Geografia na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, pois sabemos que a geografia tem um tratamentoespecífico com área, uma vez que oferece instrumentos essenciais para a compreensão e intervenção na realidade social. O documento, os pcns, de geografia propõe um trabalho que visa à ampliação da capacidade dos alunos de comparar e observar a realidade, representando o lugar onde vive bem como enfatizando qual seria a metodologia adequada para o professor na construção do conhecimento.
Palavras-chave:Geografia. Pcns. Realidade.


1 INTRODUÇÃO

O presente artigo contém informações sobre o ensino da geografia segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como, a metodologia no ensino de geografia. O ensino da geografia tem sido bastante discutido nos últimos tempos, principalmente pelo fato de que não cabe mais a esta disciplina a simples função de se preocupar com o ensino de mapas egráficos. Hoje, cabe a geografia tarefa de ensinar conceitos e elementos capazes de instrumentalizar o aluno para que este possa compreender melhor a realidade em sua volta.

Sabemos que por muito tempo a geografia assumiu uma linha de pensamento que era voltada para as relações sociais, a princípio a geografia não se preocupava com o estudo das relações sociais e hoje a geografia é uma áreado conhecimento comprometida em tornar o mundo compreensível para os alunos, explicável e passível de transformações.


2 A METODOLOGIA DOS PCNS NO ENSINO DA GEOGRAFIA

A metodologia do ensino proposto nessas diretrizes deve permitir que os alunos se apropriem dos conceitos fundamentais da geografia e compreendam o processo de produção e transformação do espaço geográfico. Para isso, osconteúdos da geografia devem ser trabalhados de forma critica e dinâmica, interligados com a realidade próxima e distante dos alunos, em coerência com os fundamentos teóricos propostos nos pcns.

“O processo de apropriação e construção dos conceitos fundamentais do conhecimento geográfico se da a partir da intervenção intencional própria do ato docente mediante um planejamento que articule aabordagem dos conteúdos com a avaliação” (CAVALCANTI, 1998). No ensino de geografia, tal abordagem deve considerar o conhecimento espacial prévio do aluno para relacioná-lo ao conhecimento cientifico no sentido de superar o senso comum. Ao invés de simplesmente apresentar o conteúdo que será trabalhado, recomenda-se que o professor crie uma situação problema, instigante e provocativa.

“Essaproblematização inicial tem por objetivo mobilizar o aluno para o conhecimento. Por isso, deve se constituir de questões que estimulem o raciocínio, a reflexão e a critica, de modo que se torne sujeito do seu processo de aprendizagem” (VASCONCELOS, 1993).

Outro pressuposto metodológico para a construção do conhecimento em sala de aula é a contextualização do conteúdo. Na perspectiva teórica destasDiretrizes, contextualizar o conteúdo é mais do que relacioná-lo á realidade vivida do aluno, é, principalmente, situá-lo historicamente e nas relações políticas, sociais, econômicas, culturais, em manifestações espaciais concretas, nas diversas escalas geográficas.

Sempre que possível o professor deverá estabelecer relações interdisciplinares dos conteúdos geográficos em estudo, porém, semperder a especificidade da Geografia. Nas relações interdisciplinares, as ferramentas teóricas praticam de cada disciplina escolar devem fundamentar a abordagem do conteúdo em estudo, de modo que o aluno perceba que o conhecimento sobre esse assunto ultrapassa os campos de estudo das diversas disciplinas, mas que cada uma delas tem um foco de analise próprio.

O professor deve, ainda, conduzir o...
tracking img