Pcn e o ensino de teatro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Durante minha experiência como professor de Arte/Teatro da Rede Estadual de Ensino, e também rede privada, notei uma grande dificuldade entre os profissionais da educação para definir, orientar e compreender o ensino da disciplina em questão. O teatro faz parte dos conteúdos de Arte e sempre foi tido como atividade de livre criação, instrumento de ilustração de outrasdisciplinas, ou mesmo parte fundamental das festas de fim de ano.

O enfoque dessa atividade de leitura e análise foi esclarecer e fomentar uma discussão em sala de aula, partindo de leitura atenta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, mais especificamente do que diz respeito ao teatro, o verdadeiro valor atribuído ao ensino do teatro dentro da escola, como se propõe sua relação com as demaisdisciplinas e a forma e conteúdo a serem trabalhados, segundo propostas do mesmo.

Por meio dessa discussão, a intenção é a de propiciar informação e instigar o senso crítico dos futuros professores para que esses possam buscar novos parâmetros no processo de ensino-aprendizagem na área. A idéia é levantar um debate em relação às propostas do PCN e fundamentações do pensamento do teatro na educaçãoe trazendo novos questionamentos, espera-se contribuir para impulsionar a ação do professor.

A análise de parte do PCN foi feita com base em três critérios fundamentais:

* Conteúdos a serem trabalhados no ensino de Teatro, destacando a profundidade e a complexidade dos mesmos;

* Aspectos sociais e culturais vinculados ao seu ensino; metodologia, propostas de trabalho etc.* A relação teoria X prática que fundamentam o estudo do teatro.

Tais pontos são fundamentais para prática do professor: o que, como e por que trabalhar o teatro dentro da escola são questões a serem refletidas a partir da leitura desse texto. Espero que a discussão chegue aos mais sensatos pontos de vista e que se consiga abrir pensamentos acerca da importância da teoria e a da pratica paraque o ensino de teatro possa ter o alcance que ao longo da história da humanidade esta arte mostrou ter.

2 ANÁLISE DO TEXTO

Primeiramente gostaria de começar com uma curiosidade detectada durante a leitura: a palavra leitura aparece 02 vezes no texto, a palavra estudo 02 vezes, e a palavra PESQUISA aparece 12 vezes durante o texto. Já se percebe que há uma necessidade de se estudar,fundamentando em teorias no teatro e estimular a pesquisa entre os alunos, seja ela puramente teórica, tendo em vista que quando se fala de pesquisa, não se trata somente de leitura, ou pesquisa durante uma prática, seja de corpo, de voz ou outra atividade cênica.
Dentre essas idéias estão a contextualização do ensino e sua orientação por objetivos derivados segundo a realidade circundante dos alunosem primeiro lugar. Os objetivos atitudinais é parte do contexto. Não é casual que os primeiros objetivos declarados no PCN sejam desse tipo e partam da compreensão da cidadania; do posicionamento crítico; do conhecimento da nação quanto ao social, material e cultural; do respeito à pluralidade sociocultural. Percebe-se que são os valores que devem ocupar o primeiro lugar na transmissão deinformações e facilitação da formação de hábitos e habilidades nos alunos.   
 A metodologia no PCN é a do sócio-construtivismo, enfatizando-se a aproximação entre Ciências Humanas e Naturais. Essa mesma metodologia é a que se recomenda empregar para o desenvolvimento das ações didáticas. O trabalho em grupo e participativo dentro e fora da sala de aula, junto com o papel de verdadeiro guia reservado parao professor na direção do processo de ensino e aprendizagem.
Para um maior esclarecimento, vamos ver sucintamente a idéia do sócio-construtivismo:

Quem foi o pai da idéia: o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934).
O que diz: ele foca a interação. Segundo Vygotsky, todo aprendizado é necessariamente mediado e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo do que o...
tracking img