Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA
TEMA
A Ditadura Militar no Brasil (1964-1985)
OBJETIVOS GERAIS
 Compreender fatos históricos como ações humanas significativas em determinado período histórico; entender ossujeitos da História enquanto agentes de ação social, por isso significativo para os estudos históricos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Conhecer a conjuntura política na qual surgiu o movimento cívico-militarque depôs o presidente João Goulart;
 Esclarecer aos alunos os fatos ocorridos durante o regime militar;
 Promover a reflexão sobre as diferentes opiniões existentes em relação ao período iniciadoem 1964;
 Promover a comparação entre a conjuntura político-social do regime militar e a atual.
JUSTIFICATIVA
O presente Plano de Aula pretende instigar a criticidade política dos educandosvisando favorecer-lhes o acesso ao conhecimento. A partir da crítica pretende-se contribuir para a formação de sujeitos seguros de si, valorizados como cidadãos de direitos.
RECURSO DIDÁTICO
Mapapolítico do Brasil, cópias de imagens e charges que represente o período estudado, papel cartaz, textos e outras fontes que enriqueçam o tema.

METODOLOGIA
1. Dividir a classe em grupos e solicitar que osalunos façam uma pesquisa sobre as realizações e conquistas do regime militar que perduram até os dias de hoje.
2. Buscar matérias jornalísticas acerca das manifestações populares que antecederam oinício do regime militar, a fim de que os alunos possam analisar o comportamento e as aspirações da opinião pública naquela época.
3. Os grupos também podem pesquisar sobre o número de vítimas doconfronto entre os militares e a guerrilha, as formas de violência e os objetivos dessas duas forças antagônicas.
AVALIAÇÃO
Com o apoio das imagens e dos registros, cada aluno terá de escrever umacarta para um familiar idoso contando o que aprendeu sobre o regime militar, quais as mudanças ocorridas e como está hoje. Ao encerrar, ele deve pedir ao destinatário que responda com comentários,...
tracking img