Sistemas florestais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PARQUE FLORESTAL ESTADUAL DO TURVO

O Parque Florestal Estadual do Turvo foi o primeiro Parque instituído no Rio Grande do Sul, em 1947. Está localizado no município de Derrubadas, extremo noroeste do estado, nas coordenadas 27º00’ a 27º20’ S; 53º40’ a 54º10’W, fazendo divisa pelo Rio Uruguai com Santa Catarina numa extensão de 3 km e com a Argentina por mais de 42 km. É administrado pelaSecretaria Estadual do Meio Ambiente, sendo incluído no Departamento de Floretas e Áreas Protegidas e na Divisão de Unidades de Conservação. Como todo o parque estadual, ele se destina a preservar as áreas naturais ou pouco alteradas, abrangendo paisagens, ecossistemas e/ou sítios geológicos de grande interesse para atividades científicas, educacionais e recreativas, de lazer, realizadas em obediênciaa planos de manejo.
A grande atração do Parque é o Salto do Yucumã, que em tupi guarani significa "Grande Roncador”, uma queda d'água no sentido longitudinal, com 1,8 mil metros de extensão ao longo do Rio Uruguai, de rara beleza. O canal chega à profundidade de 90 a 120 metros e as cascatas, quando o rio está baixo, atingem 12 a 15 metros de altura. O Yucumã é reconhecido como o maior saltoem extensão do mundo (AXIOS, 2001).
O salto consiste numa fenda de rocha basílica no sentido do curso do Rio Uruguai, onde as águas despencam, formando uma cortina de águas brancas e revoltas. Como pano de fundo, têm-se as matas verdejantes da reserva ecológica Tucumã, na Argentina. Pela peculiaridade de ser uma queda d'água no sentido longitudinal do rio, o salto fica totalmente encobertopelas águas nas épocas de cheias do rio, sendo que quanto maior for a estiagem, mais belo ele se mostra. Depois do salto, o Uruguai volta ao seu leito normal, limitando o Rio Grande do Sul com a Argentina, e depois este país com o Uruguai (AXIOS, 2001).
O Parque está inserido no contexto do bioma da Mata Atlântica e abriga um dos maiores fragmentos da Floresta do Alto Uruguai (FlorestaEstacional Decidual) do RS. São encontradas árvores com até 30 metros de altura, destacando-se o cedro (Cedrela fissilis), a grápia (Apuleia leiocarpa), a canjerana (Cabralea canjerana) e o louro (Cordia trichotoma) (SEMA).
Na fauna, muitas espécies ameaçadas de extinção têm abrigo no Parque, como a onça-pintada (Panthera onca), o puma (Puma concolor), o cateto (Pecari tajacu), a anta (Tapyrusterrestris), o pica-pau-rei (Campephilus robustus) e a jacutinga (Pipile jacutinga) (SEMA).
Entre as aves, ainda destacam-se o araçari-banana (Baillonius bailloni), o araçari-castanho (Pteroglossus castanotis) e o tucano-do-bico-verde (Ramphastos dicolorus).
O coelho nativo do Rio Grande do Sul – o tapiti (Sylvilagus brasiliensis) pode ser encontrado na área. Também existem diversasespécies de peixes, répteis, anfíbios e insetos (SEMA).
Além disso, capivaras, veados de diversas classificações, lontras, gatos do mato, jaguatiricas, graxains, bugios, entre outros animais, estão entre os mamíferos, enquanto alguns tipos de tucanos, periquitos, macucos, o urubu-rei, a jacutinga, a arara maracanã, destacam-se entre as aves (RS -VIRTUAL).
Os tipos de vegetação são bastantevariados, sendo muitas vezes determinados pela presença de espécies dominantes. É o caso dos jaboticabais (predomínio da jaboticaba –Plinia trunciflora), timbozais (timbó – Ateleia glazioviana), taquarais (taquara-lixa – Merostachis cf. multiramea), criciumais (criciúma – Chusquea ramosissima), taleirais (Celtis iguanae), coqueirais (Syagrus romanzoffiana), etc. por outro lado, existem tiposdiferentes de vegetação, mas com mais de uma espécie dominante, como é o caso dos campestres, que são áreas de vegetação aberta, de origem natural em que a floresta não se desenvolve, da floresta ribeirinha que possui muitas espécies típicas como os sarandis (sarandi – Sebastiania schottiana, sarandi-vermelho – Phyllanthus sellowianus; sarandi-amarelo – Terminalia autralis; sarandi-mata-olho –...
tracking img