Pcn ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
CURSO DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO

Conteúdos de Língua Portuguesa para o primeiro ciclo

TRATAMENTO DIDÁTICO
No início da escolaridade, é preciso dedicar especial atenção ao trabalho de produção de texto, pois é muito comum acreditar que produzir textos é algo possível apenas após a alfabetização inicial. E, no entanto, épossível produzir linguagem escrita oralmente e construindo assim, o conhecimento sobre a linguagem escrita antes mesmo que se saiba escrever autonomamente.
No primeiro ciclo deve-se propor aos alunos que leiam e escrevam, ainda que não o façam convencionalmente. Mas o fato de as escritas não-convencionais serem aceitas não significa ausência de intervenção pedagógica para a construção da escritaconvencional, muito pelo contrário. Por ser condição para a constituição da autonomia leitora, escritora e também intelectual, o quanto mais rapidamente os alunos chegarem à escrita alfabética, mais e melhor poderão avançar na aprendizagem dos conteúdos propostos nesse ciclo.
É necessário, portanto, organizar situações de aprendizagem que possibilitem a discussão e reflexão sobre a escrita alfabética,de modo a possibilitar que o professor conheça as concepções que os alunos possuem sobre como escrever e assim possa intervir para ajudá-los a pensar sobre elas.
Se a produção de textos já merece bastante atenção no início da escolaridade, mais ainda a produção de textos por escrito, para isso é importante que as atividades de produção de textos escritos se organizem de forma que seja possívelpara os alunos a apropriação progressiva dos diferentes procedimentos necessários ao ato de escrever e a experimentação dos diferentes papéis envolvidos.
Em se tratando da leitura, ainda que o primeiro ciclo seja o momento da aprendizagem do sistema de notação escrita, as atividades precisam realizar-se num contexto em que o objetivo seja a busca e a construção do significado, e não simplesmente adecodificação.
Desde o primeiro ciclo é preciso que os alunos leiam diferentes textos que circulam socialmente. A seleção do material de leitura deve ter obedecer critérios e também é importante que se leiam textos como os encontrados num diário, para aprender como são escritos.
No primeiro ciclo, é fundamental que os alunos comecem a aprender a utilizar a língua para aprender. Isso só serápossível (sobretudo quando ainda não sabem escrever com autonomia) se receberem ajuda constante do professor para fazer anotações sobre os assuntos tratados na aula, organizando-as no caderno; utilizar as anotações posteriormente, quando necessário; consultar o dicionário ou outras fontes escritas para resolver problemas ortográficos; pesquisar em enciclopédias. Além disso, precisam de ajuda paradesenvolver procedimentos e atitudes que contribuam para o convívio no espaço público.
O primeiro ciclo deve favorecer o aprofundamento e a ampliação dos conhecimentos que os alunos possuem sobre a linguagem e oferecer condições de desenvolverem cada vez mais sua autonomia.
Ao final desse ciclo espera-se que o aluno tenha introduzido a segmentação em frases nos seus textos, mas isso não significaque se espere que ele utilize com precisão os recursos do sistema de pontuação. No entanto, o fato de não se exigir um “conhecimento acabado” de determinado conteúdo ao final do primeiro ciclo não significa que não pode (ou não deve) ser ensinado. Da mesma forma, não significa que parte da classe não possa dominá-lo.

CONTEÚDOS

Os conteúdos referem-se aos considerados gerais do ciclo.Constituem-se em conteúdos de “Valores, normas e atitudes” e “Gêneros discursivos”, e sua aprendizagem não é possível a não ser em relação à aprendizagem dos demais. Porém, serão relacionados os conteúdos específicos de cada um dos “Blocos de conteúdos” considerados imprescindíveis para a conquista dos objetivos propostos para o primeiro ciclo. Representam o que precisa ser ensinado e não o que deve...
tracking img