Pcga contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica do artigo: Processo, que processo?
Autor: José Ernesto Lima Gonçalves. Professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP/FGV e Consultor.

Este artigo aborda resumidamente, as diferenças entre as organizações tradicionais e as empresas estruturadas por processos, mostra os principais estágios em que as empresas podem estar no seu caminho em direção aorganizações por processos e como identificar em qual deles a empresa está, mostrando as diferenças entre as organizações tradicionais e as empresas estruturadas por processos, mostra os principais estágios em que as empresas podem estar no seu caminho em direção a organizações por processos e sugere critérios que podem orientar a decisão das empresas pela mudança da sua maneira de organizar.
Aestrutura de nossas organizações manteve-se basicamente a mesma durante várias décadas ao longo do século XX. Ela é herança da Revolução Industrial inglesa e foi reformada durante o surto industrial americano no começo do século. Esse tipo de organização assenta-se sobre vários pressupostos que estão superados e que deram base ao surgimento de empresas voltadas para dentro,para suas própriasatividades, com estruturas hierárquicas pesadas e rígidas (Gonçalves e Dreyfuss,1995). A idéia de processo não é nova na administração das empresas, mas é um novo entendimento que diz que o negócio precisa focar aquilo que pode ser feito para agradar aos clientes externos. Muitas empresas não têm uma noção clara dos passos a seguir para se organizarem por processos. Identificar o processo como sendo amaneira típica de realizar o trabalho é importante para definir a forma básica de organização das pessoas e dos demais recursos da empresa (Dreyfuss, 1996). O processo é um conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais uma empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços aos seus clientes. Para o pessoal das empresas de serviços, os processos são seqüências de atividades quesão necessárias para realizar as transações e prestar o serviço (Ramaswamy, 1996). A distinção entre os processos de negócio e os processos auxiliares ou de suporte pode ajudar muito na identificação dos processos essenciais da empresa. Geralmente, os processos essenciais estão diretamente associados às regras básicas do negócio (Gonçalves, 2000).
A análise dos processos nas empresas implica aidentificação das diversas dimensões desses processos: fluxo (volume por unidade de tempo), seqüência das atividades, esperas e duração do ciclo, dados e informações, pessoas envolvidas, relações e dependências entre as partes comprometidas no funcionamento do processo. A idéia de hierarquia é fundamental para a identificação dos processos essenciais e para a análise sistêmica das organizações.
Asempresas convencionais foram projetadas em função de uma visão voltada para a sua própria realidade interna, sendo centradas em si mesmas. A implementação do ponto de vista do cliente na gestão das empresas praticamente exige que se faça o redesenho de seus processos de negócio.
Para organizar a empresa por processos de negócio, precisamos colocar o foco no cliente externo, já que os processos denegócio começam e terminam nele. O cliente está no centro das organizações por processos, e o objetivo final dessas empresas é oferecer para o cliente mais valor, de forma mais rápida e a um custo mais baixo. Nossas organizações atuais são um entrave para isso, e é necessário aprender a pensar em novas formas de estruturar as empresas.
Os processos de negócio estão relacionados com o funcionamentoda organização e geralmente não respeitam os limites estabelecidos pelos organogramas. A organização de uma empresa por processos pode ter a aparência de uma estrutura funcional, com áreas funcionais bem definidas, mas com processos operando efetivamente de forma ortogonal (na horizontal.).
A organização orientada por processos pressupõe que as pessoas trabalhem de forma diferente. Em lugar...
tracking img