Pauta: abandono animal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RETRANCA: ABANDONO ANIMAL
CIDADE: Barra Mansa / Volta Redonda

DATA: 02/05/2012


CONTATOS: Henia Silva de Vasconcelos – Presidente da Associação dos Protetores de Animais de Barra Mansa – Feira de adoção aos sábados, das 9h30 às 13h, na Praça das Preguiças.

Mariana Angelim, estudante de Medicina Veterinária, voluntária na Associação de Protetores dos Animais de Barra Mansa, tem váriosanimais adotados e dá abrigo provisório. Telefone: (24) 9395-5480

INFORMAÇÕES: Animais em estado de abandono são vistos pelas ruas em números preocupantes. A forma como o governo e o cidadão enfrenta a situação reflete diretamente na qualidade da saúde pública, tanto física quanto psicológica de um local. Não basta apenas a existência de um canil municipal para resolver a situação. A soluçãoestá na reeducação quando o assunto é o cuidado e a responsabilidade com os animais, criaturas frágeis e dependentes. Recentemente, os direitos dos animais têm sido bandeira para ONGs, sites, e até mesmo perfis em redes sociais que vestem a camisa e tornam público denúncias de maus tratos, divulgação do desaparecimento de animais e troca de experiências, por exemplo. A novidade vinda com os novos aresda terceirização e da redução de espaços são os “lares adotivos”. Ao invés de canis, organizações têm investido na questão da reeducação do comportamento dos donos de animais e procurados donos e casas provisórias até a adoção definitiva do animal por uma família.

ENCAMINHAMENTO: Mostraremos a realidade dos animais abandonados na região. As ações adotadas, as organizações que os protege, asfamílias que os acolhem. Para ilustrar a reflexão, podemos usar como exemplo a ONG Vira-Lata de Volta Redonda que realiza um trabalho educativo de incentivo aos cuidados com os animais, mesmo não dispondo de abrigo ou profissional qualificado. Procuraremos dados que esclareçam a situação da saúde pública no município em razão das doenças transmissíveis pelos animais. Usaremos a lei de castraçãogratuita (aprovada em abril, material de apoio) como gancho para a interação entre os participantes. Conversaremos com a Mariana sobre os casos que acompanhou no abrigo e no canil, sobre as adoções que participou ou intermediou e também sobre a opinião dos estudantes e profissionais formados sobre a solução da situação.

DESDOBRAMENTOS MULTIMÍDIA:

Imagem: Fotos de animais nas ruas, nos larestemporários, animais com novos donos (recentemente adotados); Material mostrando laços de animais com humanos, ações realizadas por entidades de apoio aos animais e defesa dos mesmos.

Vídeo: Uma passagem pela Feira de Adoção e, em seguida, especialista falando sobre a realidade dos animais na região. Alguém contando uma história de abandono de animal ou sobre uma recente adoção. Faremos um “PovoFala” procurando pessoas que possam partilhar experiências de ajuda e adoção a animais. (*mostrar aqui, a relação do dono com o animal de estimação, carinho, brincadeiras);

Áudio: relato de uma adoção ou abandono, Henia falando sobre o problema da reprodução para venda;

Gráficos/ ilustrações: dados sobre os animais em estado de abandono na região (coletados com a APA) e dados federais(coletados no site http://www.arcabrasil.org.br que realiza o trabalho de proteção animal) .

MATERIAL DE APOIO:

Abandono animal

O abandono dos animais é um fenómeno cada vez mais em ascensão. As famílias gostam de ter o seu companheiro animal em casa porque cria um ambiente saudável e familiar, contudo ter um animal de estimação não traz só vantagens exige tempo, despender algum rendimentoe também alguma dedicação, isto durante todo o ano e não apenas durante determinado tempo, assim é na altura das férias que se verifica o maior abandono animal, as famílias saem e não podem levar os seus animais e em vez de procurarem alternativas como por exemplo deixar em alguém conhecido ou num abrigo para animais temporariamente, optam pela solução mais fácil deixando-os ao abandono à mercê...
tracking img