China

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE COLABORATIVA.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA CHINA.

PIB - A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 9%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 8,28 trilhões ou 51,93 trilhões de iuanes em 2012(com crescimento de 7,8%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da China é o que mais cresce no mundo. A aceleração econômica do país é responsável por um aumento de 0,233 pontos no Índice deDesenvolvimento Humano desde 1980.
IDH - A elevação do IDH deve-se ao crescimento econômico do país que teve os efeitos baseados principalmente pelo aumento da renda per capita Outro país que teve aumento no IDH semelhante ao da China foi o Egito, que teve melhorias consideráveis na área da saúde e da educação.
O Brasil também teve um aumento no IDH de 0,123 pontos, mas a sua posição se encontra em 70°lugar, uma colocação melhor que a China (94°) e o Egito (116°).
Como afirma o relatório da PNUD, dentre os dezoitos países que conseguiram aumentar mais rápido o valor do IDH desde 1980, somente dois países, China e Vietnã, tiveram o seu crescimento econômico maior que o desenvolvimento humano.
O desenvolvimento chinês se deu de forma desigual, porém intenso. Em 2006, os 20% mais ricos dessasáreas, em que vivem cerca de 60% dos chineses, possuíam uma renda 6,9 vezes maior que os pobres do campo. Além disso, destaca-se que a redução da pobreza na China foi menor nas áreas urbanas, onde o custo de vida para os pobres foi calculado como sendo 37% maior do que nas áreas rurais.
Concentração de Renda - A maior concentração de renda da China deve-se ao crescimento econômico sendo este geradoatravés do consumo de derivados do aço. Em 2001 a demanda de consumo atingiu 160 milhões de toneladas métricas, por isso as siderúrgicas estrangeiras foram para o mercado chinês, sendo este o maior comprador mundial com importações de 25 milhões de toneladas métricas do aço.
Condição de trabalho - os chineses muitas vezes não atende às condições mínimas de trabalho (carga horária, salário,condições de trabalho entre outras questões), em vários casos esses fatores ferem e violam os direitos humanos. A segurança é uma questão há tempos negligenciada em algumas regiões industriais do país asiático. Um ano e meio após a aprovação de uma nova lei trabalhista, considerada um marco na China, especialistas dizem que as condições de trabalho pioraram nas fábricas do sul do país, cujos produtos sãovoltados para a exportação. Com o aumento do desemprego decorrente da crise econômica mundial, há cada vez mais evidências de que as fábricas estão ignorando a nova lei chinesa, e de que o governo está relutante em fazê-la valer. Críticos dizem que Pequim teme demissões em massa e tensões sociais.
Educação na China - Na China adota-se o sistema de nove anos de estudo obrigatório. Até o ano 2000,a taxa de frequência escolar era de 99,1% na escola primária 94,3% na escola intermediária (do sétimo ano até o nono ano);
A taxa de abandono de estudo era 0,55% na escola primária e 3,21% na escola intermediária.
Após o nono ano escolar, o índice de continuidade era de 51,2% até o ano 2000. Após os 15 anos, a taxa de analfabetismo era de 6,72%.
Até o final do ano 2000, havia 553.622 escolasprimárias e 1.041 faculdades e universidades na China. No ano 2000, havia 10,9 milhões de professores formados e 219,4 milhões de estudantes universitários e alunos em geral.
As oportunidades educativas na China, como em todos os outros países, estão dependentes de um conjunto de fatores não educativos, tais como as atitudes sociais e as mudanças dos modelos de emprego e de prosperidade. No...
tracking img