Paulo freire contemporaneo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DOCUMENTÁRIO - PAULO FREIRE CONTEMPORÂNEO


O educador Paulo Freire dizia que o homem lê o mundo antes de ler a palavra. Esta é uma das idéias presentes no documentário Paulo FreireContemporâneo, que resgata o método de alfabetização criado pelo educador.
Pelo pensamento freireano, o processo de aprendizagem deve estar vinculado ao contexto do aluno, possibilitando ao alfabetizando que deixesua condição de oprimido ao adotar uma postura crítica diante do mundo, só permitida pela educação. Por isso, Freire acreditava ser impossível aprender sem atrelar a leitura de mundo do aluno àleitura das letras.

Para o ministro Fernando Haddad, o filme mostra como a obra do educador é atual e inspiradora. "A idéia de que a criança, sobretudo a das camadas mais pobres, precisa de uma atençãoespecial da escola pública e a percepção de que o contexto é a base do aprendizado e de que o diálogo entre educador e educando é o que dá sustentação a uma prática pedagógica transformadora são olegado sempre atual e inspirador de Freire."

O vídeo retoma a primeira experiência de alfabetização de adultos de Paulo Freire, apresenta novas práticas com base no método, tanto no Brasil quanto noexterior, e ainda traz entrevistas com o estudioso, alguns de seus filhos, educadores e alunos.



Experiências

Remanescentes da primeira experiência com o método freireano, na cidade deAngicos (RN), lembram como tiveram o processo de aprender interrompido pela ditadura, em 1964, que mandava para a cadeia quem insistisse em freqüentar a classe. Nos dias de hoje, 600 crianças de Jaguaquara,a 350 quilômetros de Salvador, aprendem a ler e a escrever privilegiando a cultura local. Elas levam para casa ensinamentos de plantio, numa região em que a maioria de pais e mães são pequenosagricultores. Um dos alunos da escola rural contou que ensinou a mãe a plantar melhor, e definiu Paulo Freire como um homem que foi um menino da zona rural, igual a ele.

Outra personagem real...
tracking img