Paulo de tarso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Paulo de Tarso foi um apóstolo diferente dos demais, por ter dado maior ênfase aos gentios, (não Judeus) pois a sua atenção era destinada a eles que estavam espalhados pelo mundo. Paulo, assim como os outros Apóstolos, também teria, em tese, visto Jesus Cristo. Paulo era um homem culto, pois era fariseu seguidor de Rabino Gamaliel. Destaca-se dos outros apóstolos pela sua cultura, considerando-seque os outros apóstolos em sua maioria eram pescadores. A língua materna de Paulo era o Língua grega. É provável que também dominasse o aramaico.
Educado em duas culturas (grega e judaica), Paulo fez muito pela difusão do cristianismo entre os gentios e é considerado uma das principais fontes da doutrina da Igreja. As suas Epístolas formam uma secção fundamental do Novo Testamento. Algunsafirmam que ele foi quem verdadeiramente transformou o cristianismo numa nova religião, e não mais uma seita do Judaísmo.
Foi a mais destacada figura cristã a favorecer a abolição da necessidade da circuncisão e dos estritos hábitos alimentares tradicionais judaicos. Esta opção teve a princípio a oposição de outros líderes cristãos, mas, em conseqüência desta revolução, a adoção docristianismo pelos povos gentios tornou-se mais viável, ao passo que os Judeus mais conservadores, muitos deles vivendo na Europa, permaneceram fiéis à sua tradição, que não tem um móbil missionário.
Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, que atualmente pertence à Turquia, numa família judaica da Diáspora (dispersão). Nasceu em data desconhecida mas "sem dúvida antes do ano 10 da nossa era. Nascidona Tribos de Israel de descendência da Tribo de Benjamim, adquiriu a cidadania romana mantendo a fé judaica, e educou-se na tradição judaica. Durante toda sua vida a cidadania romana foi um meio de proteção física. Como ele próprio diz, foi circuncidado ao oitavo dia e mantém-se sempre na lei mosaica. Diz-se mesmo um Fariseu. A sua formação primária foi feita numa escola de cultura grega, comoatestam as suas cartas. Mas ele afirma que recebeu também o ensino por parte de rabinos.
Em determinada altura, Paulo deve ter ido viver em Jerusalém. Os Atos dos Apóstolos (cartas dos apóstolos) afirmam que ele foi aluno do rabino Gamaliel em Jerusalém. Não há dúvida de que passou uma parte importante da juventude em Jerusalém.
Foi em Jerusalém que Paulo participou no apedrejamento deSanto Estevão, um líder de um grupo fervoroso dos seguidores de Jesus, naquela época nomeado diácono. Ainda não se chamava de cristianismo a doutrina de Cristo, mas sim de "Caminho". O apelido "cristão", o termo que hoje é usado no mundo para todos os seguidores de cristo, surgiu pela primeira vez na cidade de Antioquia em referência aos discípulos de Cristo naquela cidade. Foram assim chamados pelosmoradores daquela metrópole devido ao bom exemplo que davam e por sempre testemunhar a respeito de Jesus. Desde então o título pegou e suplantou os outros nomes pelos quais eram chamados , como por exemplo "nazarenos", nome pelo qual eram conhecidos os discípulos pelos judeus. O apelido cristão generalizou-se de tal forma que, em pouco tempo, todos os membros das igrejas de Cristo passaram a serassim chamados. Não houve outro que representasse tão bem os discípulos de Cristo até meados do século III, período no qual houve a necessidade de acrescentar um sobrenome a este apelido. Paulo foi um perseguidor destes seguidores de Jesus, núcleo de cristãos que procuravam difundir a nova fé entre os judeus de Jerusalém.
O argumento de Paulo na sua perseguição aos seguidores do "Caminho"era a defesa da "tradição dos pais" e da lei mosaica, que ele via como ameaçada pelos seguidores de Jesus. Alguns autores chegam mesmo a utilizar a hipótese de Paulo ter sido um zelote, mas Paulo, na verdade, foi um Fariseus, dado o seu fervor religioso. Também, o fato de sua vida ter sido colocada em perigo após ter tomado partido pelos cristãos, leva a dizer que isso ''"corresponde bem ao pouco...
tracking img