Paulo de tarso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PREOCUPAÇÃO MISSIONÁRIA É REAL NO ANTIGO TESTAMENTO?
Fonte: http://missao-urbana.com/artigos/a-preocupacao-missionaria-e-real-no-antigo-testamento/

Quando se trata do Antigo Testamento, surge um debate no tocante ao papel missionário no mesmo. É real o exercer da missão no Antigo Testamento? Como expressou Lyra (2004, p. 97), “não é difícil encontrarmos a crítica por parte de algunsteólogos sistemáticos de que no Antigo Testamento não há características de um povo missionário enviado ao mundo não judeu”. Algumas posições surgem neste tocante.
1. O Antigo Testamento não apresenta preocupação missionária
Nelson Kilpp aponta o fato de que no AT não existe a preocupação missionária e chegou a esboçar sete argumentos, ou teses, para demonstrar tal fato. Esses argumentos podem serresumidos da seguinte forma:
1)      Israel não se preocupava em propagar a fé no Senhor Jeová para povos que não o aceitavam;
2)      O conceito da eleição de Israel, aos poucos, entendido como tarefa diante dos outros povos (Am 3:2) e a ideia de ser uma bênção às nações (Gn 12), que podia ser praticada de variadas maneiras;
3)      A mensagem dos profetas dos séculos VII e VIII apontava para aculpa do povo (denúncia), bem como proclamava juízo para o futuro. Por vezes, também, conclamavam ao arrependimento, apontando a tal como caminho para a salvação, além de anunciarem destruição das nações vizinhas, ou estas como sendo instrumentos de Deus. No entanto, a ação dos profetas não apresentava uma nítida perspectiva missionária;
4)      Isaías e Miquéias apresentam o fato de que Deus faráas demais nações subirem a Jerusalém, “umbigo do mundo”;
5)      No contexto do exílio em que os israelitas passaram a dar maior valor a instituições como a circuncisão, o sábado e a sinagoga, devido à necessidade de preservar a fé fora de Israel, iniciou-se a reflexão sobre como deveria ser a relacionamento de um judeu com um não judeu. “Nos cantos do Servo sofredor (Is 42; 49; 53-55), oDêutero-Isaías afirma que este será luz das nações e mediador de aliança”;
6)      Apenas após a dispersão dos israelitas no século VI a.C., após a destruição de Jerusalém, poder-se-ia aderir à fé israelita sem a necessidade de pertencer à nação e observar estritamente os seus ritos;
7)      “No pós-exílio, a ortodoxia nacionalista se impôs”. Os samaritanos se afastaram em definitivo das demais nações,mas alguns grupos marginais mantiveram certa abertura, como é exemplificado no livro de Jonas (Cf. Zwetsch, 2005, p. 200-201).
Ainda dentro do contexto de que o AT não coloca a questão missionária, Bosch (2007, p. 35) afirma que Rzepkowski pode ter razão ao declarar que “a diferença decisiva entre o Antigo e o Novo Testamento é a missão”.
2. A ação missionária no Antigo Testamento
Contrário aoque foi dito acima, Carriker declara que “o relato bíblico da criação já estabelece as peças principais do drama bíblico de missões. O alvo e o foco são universais” (Carriker, 2005, p. 20). Ele ainda argumenta que diante do fato de o AT enfatizar basicamente uma única nação não desmonta o propósito universal de Deus, pelo contrário, “Israel é vista como instrumento de Deus para atingir seu alvomaior – o mundo inteiro” (Carriker, 2005, loc. cit.).
Que no AT não se vê nenhuma ação missionária deliberada, por parte do povo de Deus, é quase um fato, pois
[...] os judeus deveriam vivenciar um relacionamento com Deus exemplar, uma espécie de nação modelo a ser imitada pelas demais. Por outro lado, não se pode negar que a perspectiva neotestamentária é realmente diferenciada do perfilmissiológico que descobrimos no AT. Contudo, a teologia bíblica de missões claramente mostra que no Antigo Testamento há muito material à disposição que poderia servir tanto de base para formulação de uma teologia de missão urbana, quanto como orientação e regulagem da prática missionária (LYRA, op. cit., p. 97).
É dentro desse contexto que surge a ideia centrípeta e centrifuga de missão. No AT há uma...
tracking img