Paul singer - o milagre economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Paul Singer - O milagre economico

O período que se convencionou chamar de "década perdida", compreende toda a década de 80 e o cenário econômico-social que nela está inserido. A compreensão sobretal fenômeno só é possível a partir de um resgate histórico do período que o antecedeu e que ficou conhecido entre nós brasileiros por "milagre econômico".
O chamado "milagre econômico" refere-se aoperíodo de crescimento da economia brasileira observado na década de 60 que logrou ao Brasil ser a oitava economia do mundo, possibilitando-lhe no início da década de 70 um crescimento de 12% ao anopara o PIB e de 18% ao ano para o setor industrial. (Fonte: www.portalimpacto.com.br)
Cabe ressaltar que o processo de industrialização brasileira até 1964 se deu pelo modelo de substituição deimportações. Conforme Brum(1990):
A industrialização se desenvolve através do processo de substituição de importações: produzir no país o que era importado do exterior. Na evolução deste processo pode-sedistinguir três fases: a) produção de bens de consumo imediato (bens não-duráveis); b) produção de bens de consumo duráveis; c) produção de bens de capital e de insumos básicos.
Sob o novo regimetem-se a mudança no relacionamento do capital internacional com a economia brasileira. O novo governo mostrou-se interessado na vinda das multinacionais para o país dando-lhes as melhores condiçõeseconômicas e políticas para tanto.
A reversão do processo de substituição de importações, segundo Singer (1977), não fez com que o Brasil deixasse de ser uma economia subdesenvolvida e "esta volta aomercado mundial se deu em termos coloniais."
Para este autor:
A notória expansão de nossas exportações, nos últimos 10 anos, não resultou de nossa superioridade tecnológica (como foi por exemplo o casoda Alemanha Ocidental e do Japão), mas da abundância de nossos recursos naturais e do baixo custo de nossa mão-de-obra. E, o que é ainda mais importante, nossas importações cresceram ainda mais...
tracking img