Osteoartrose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OSTEOARTROSE

Conceito
A artrose é um processo degenerativo de desgaste da cartilagem, que afeta sobretudo as articulações que suportam peso ou as que fazem movimentos em excesso, como por exemplo quadril, os joelhos , tornozelos e os pés".

Incidência
Dentre todas as patologias que acometem os indivíduos à partir da 4ª década da vida, sem dúvidas, é a OSTEOARTROSE a mais comum delas,estimando-se que ocorra em até 90 % da população adulta . É ela tão antiga como a própria história

da Humanidade, acometendo indistintamente todos os
vertebrados. Estudos realizados em fósseis de dinossauros demonstraram que esta alteração articular já encontrava-se presente na era pré histórica.

Sua prevalência se correlaciona fortemente com a idade, sendo que de 30 a 80% dos indivíduos de65 a 75 anos têm osteoartrose ou alguma evidência de osteoartrose em uma das articulações, o que significa dizer, no mínimo, que cerca de 14,5 milhões de brasileiros padecem com esse mal.
Rovati, 1992; Vanucci, 2002

• Envelhecimento Populacional; • Incapacidade funcional; • Artrose de joelhos

Sistema articular e degeneração
A cartilagem articular normal é um tecido avascular formado poruma grande matriz extracelular e povoada de células. A água representa 66 a 80% de sua estrutura e o material orgânico é composto de 48 a 62% de colágeno e de 22 a 38% de proteoglicanos .
(CAMANHO, 2001).

O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares onde absorvechoques, facilita os deslizamentos e é essencial para a formação e crescimento dos ossos longos. A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo composto exclusivamente de células chamadas condrócitos e de uma matriz extracelular. É um tecido avascular, não possui vasos sanguíneos, sendo nutrido pelos capilares do conjuntivo envolvente ou através do líquido sinovial das cavidades articulares.

Amatriz extracelular da cartilagem é sólida e firme, embora com alguma flexibilidade, sendo responsável pelas suas propriedades elásticas. As propriedades do tecido cartilaginoso, relacionadas ao seu papel fisiológico, dependem da estrutura da matriz, que é constituída por colágeno ou colágeno mais elastina, em associação com macromoléculas de proteoglicanas (proteína + glicosaminoglicanas). Resumindo:
Uma articulação normal é formada por células chamadas CONDRÓCITOS, cuja função básica é fabricar todas as substâncias necessárias para o bom funcionamento da cartilagem articular. Dentre estas substâncias, encontra-se uma proteína denominada COLÁGENO, cuja finalidade é funcionar como uma malha de sustentação, retendo as demais substâncias existentes dentro da cartilagem, que funcionam comomoléculas retentoras de água, ajudando, com isso, a absorção de stress mecânico de compressão e tração.

Na realidade, a cartilagem articular funciona como uma grande
mola, ou uma esponja de silicone embebida em água. O estado

de hidratação da cartilagem e a integridade da mesma, é fator
preponderante para a não existência de degradação e, a não existência da patologia denominada deOSTEOARTROSE. Toda vez que tivermos alterado o estado de equilíbrio entre os constituintes articulares, estaremos sujeitos ao PROCESSO DE DEGRADAÇÃO ARTICULAR e, consequentemente, o

desenvolvimento da OSTEOARTROSE.

Classificação
A osteoartrose pode ser dividida em duas grandes classes: - Osteoartrose Primária ou Idiopática: apresenta manifestações clínicas em idade mais avançada e não tem causaaparente;

- Osteoartrose Secundária: tem início relativamente precoce e se associa a uma causa identificável como lesão traumática articular, anormalidades anatômicas, infecções, artrite pré-existente, neuropatias, anormalidades de desenvolvimento, alteração da matriz da cartilagem, alteração do osso subcondral e outras.
Pode ser classificado também segundo o número de articulações envolvidas....
tracking img