Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL



[pic]




CURSO TECNICO EM QUÍMICA







RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA


IVONETE SCHWEBEL DA SILVA Nº 20
NOEL PAULO DOS SANTOS Nº 29
FRANCISCO HENRIQUE MAXIMILIANO Nº 17
FABIOLA DOS SANTOS SIMÕESNº 15
NATALY VALENTIN Nº 28

TURMA: 3 QSN1





PROFESSORA: PAULINE




CURITIBA
ABRIL DE 2013




IVONETE SCHWEBEL DA SILVA
NOEL PAULO DOS SANTOS
FRANCISCO HENRIQUE MAXIMILIANO
FABIOLA DOS SANTOS SIMÕES
NATALY VALENTIN











RELATÓRIO DE PREPARAÇÃO DE IOGURTERelatório apresentado a Professora Pauline como requisito para obtenção de nota parcial.











CURITIBA
ABRIL DE 2013

1-INTRODUÇÃO
O leite é um alimento muito completo e apresenta várias qualidades, é um alimento muito especial. Na sua composição fazem parte água (88%),hidratos de carbono (4,5%), proteínas de alto valor biológico (3,3%), sendo a principal a caseína, e ainda gorduras saturadas (3%).
A legislação brasileira define o iogurte como “o produto obtido pela fermentação lática através da ação do lactobacillus delbrueckii SSP bulgaricus e Streptococcus themophilus sobre o leite integral, desnatado ou padronizado”. Pode-se fazer acompanhar de outrasbactérias láticas que, por sua atividade, contribuem para a determinação das características do produto acabado. O iogurte é um produto amplamente recomendado pelas suas características sensoriais, probióticas e nutricionais, pois, além de ser elaborado com leite contendo alto teor de sólidos, cultura lática e açúcar, pode ainda, serem enriquecidos com leite em pó, proteínas, vitaminas e minerais,e ser produzido com baixo teor ou isento de gordura.
Depois do queijo, o iogurte pode ser considerado o produto lácteo fermentado mais importante no mercado brasileiro. Existem muitos tipos de iogurtes de fabricação industrial: iogurte de consistência firme, iogurte batido, iogurte líquido, aromatizados, com polpa de frutas, etc. No entanto, a mistura básica de ingredientes éessencialmente a mesma. A produção mundial e o consumo de iogurtes cresceram muito, com a introdução dos iogurtes aromatizados com frutas. A adição de frutas aumenta de maneira eficaz a aceitação do produto, pois nem todos os consumidores preferem o iogurte na sua forma natural.
O leite destinado à fabricação de iogurte deve apresentar uma baixa contagem de microrganismos, para que se possa garantirum produto final com as características desejáveis de sabor e textura, além da segurança alimentar exigida pelo consumidor. A Instrução Normativa nº 46 de 24/10/2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento2estabelece como padrão de identidade e qualidade para o iogurte o teor de ácido lático (g de ácido lático/100g) de 0,6 a 1,5 e valores de pH de 3,6 a 4,5.
Nos últimosanos, a fabricação de iogurtes no Brasil cresceu de maneira considerável, registrando um alto consumo, especialmente devido ao apelo de alimento funcional que o mesmo tem recebido. O Brasil tem um consumo per capita de quase 2 Kg por ano. O consumo urbano é 300% maior do que o rural. A preocupação com relação à alimentação vem mudando muito nas últimas décadas. A nutrição continua desempenhando seupapel de fornecimento de nutrientes, mas o conceito de alimentos funcionais faz com que essa ciência se associe à medicina e ganhe dimensão extra no século XXI





























2. Objetivo
O objetivo desta aula é obter iogurte batido com polpa de fruta a partir de leite integral e observar as transformações ocorridas durante o processo....
tracking img