Patrimonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PATRIMÔNIO LIQUIDO







RESUMO



Esse resumo consiste em apenas um comentário do que esse Paper Demonstra. O Patrimônio Liquido representa os valores que os sócios ou acionistas tem na empresa em um determinado momento, em um Balanço Patrimonial a diferença entre os valores do ativo e do passivo representa o PL (Patrimônio Liquido ), que é o valor contábil devido pela pessoajurídica aos sócios, tendo como base o princípio da entidade, dizendo que jamais o patrimônio da empresa deve ser confundido com o dos seus sócios, porque também a contabilidade somente registra os atos e fatos ocorridos que se referem ao patrimônio da empresa e não do patrimônio dos seus sócios. Dentro do patrimônio liquido ainda veremos O Capital Social, que representa o investimento efetuado nasociedade pelos sócios, na sociedade anônima o investimento no capital pode assumir forma de cotas. As reservas de lucros representam lucros reservados e constituem garantia e segurança adicional para a parte financeira da empresa.





PALAVRAS CHAVE: Capital Social, Reserva de Capital, Reservas e Prejuízos Acumulados





1 INTRODUÇÃO



Com este estudo, e aperfeiçoamentosobre o Patrimônio Liquido e suas composições, iremos nos aprofundar na elaboração do patrimônio liquido, Capital Social:o que representa para sócios e acionistas e como funciona se for uma sociedade anônima, Reserva de Capital:Constituem-se de saldos em dinheiro o que representam e o que não representam, os prejuizos acumulados e sua representação nas contas de resultado, como ele é dividido e o querepresenta para contabilidade e para sócios, acionistas de uma empresa.






Proporcionando essas informações acima, com o objetivo de demonstrar a todos os empresários ( sócios e acionistas ), o valor da boa estruturação e análise de um patrimônio liquido de uma empresa, tanto micro empresa, limitada ou sociedade anônima.







2 CAPITAL SOCIAL



O capitalSocial, tanto financeiramente como contabilmente, é uma parte do patrimônio liquido de uma empresa no qual abrange não somente as parcelas entregues pelos sócios ou acionistas, mas os valores obtidos pela empresa e que por decisão dos mesmos é incorporado no capital social, o mesmo representa o investimento efetuado na sociedade.

Conforme as leis brasileiras, o Capital Social é imutavel e sósofrera alterações quando houver a aprovação de aumentos ou diminuição do mesmo.

As contas contábeis do capital social: capital social autorizado, capital social subscrito, capital social a subscrever, capital social integralizado e capital social a integralizar.

Quando a empresa for uma Sociedade Anônima, o Capital Social não se encontrará atribuido a um nome específico, massim estará dividido em ações transacionadas, e por ser uma sociedade de capital, prevê a obtenção de lucros e dividido entre os acionistas.







3 RESERVA DE CAPITAL



Essas reservas constituim-se de saldos emdinheiro que não podem ser distribuidos aos sócios e acionistas da mesma forma que é feita com o lucro ou dividendos, os mesmos devem ser incorporados no capital socialda empresa quando nao houver mais saldo de reserva de lucros disponíveis para esse fim.




Essa reserva não representa receita ou ganho e não transitam pelo resultado como as receitas, alguns benefícios fiscais governamentais entregue as empresas para fins de aquisição de capital, eram contabilizados como reserva de capital, mas passaram a ser contabilizados como reserva de lucros.As reservas de capital somente podem ser utilizadas para: absorver prejuízos, quando estes ultrapassarem os lucros acumulados e as reservas de lucros, resgate e reembolso ou compra de ações, pagamento de dividendos a ações preferências entre outros.






4 RESERVA DE LUCROS



As reservas de lucros, são contas de reservas constituidas pela apropriação de lucros da...
tracking img