Safa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada - ATPS
Disciplina: Técnicas de Negociação
Profª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Adrielle Vieira Gonçalves -4336819445
Tânia Cristina Santos de Carvalho -4557874074
Mirela Ulian Bonfin – 4557862629
David Macedo Novais – RA
Magda Mariza deOliveira Santos – 4557862657

SERTÃOZINHO / SP
2012

INTRODUÇÃO:

Em nossa opinião para conseguir sucesso em uma negociação é necessário pesquisar e conseguir o maior número de informações possíveis sobre o outro negociador, a empresa ou o produto que será negociado.
Os melhores negócios são feitos pelos negociadores mais cautelosos, que atuam com menor ansiedade, pois dedicam ao máximo avariável tempo para dialogar e principalmente ouvir as necessidades e anseios do outro negociador.
Através da habilidade de questionamento e atenção ao o outro negociador, sempre conseguiremos colher informações que nos ajudarão a tomar a decisão correta para concluir o negócio com sucesso, buscando uma negociação ganho-ganha e uma relação empresarial douradora.
Receber um aumento, todos querem.Mas enquanto uns desistem só de pensar em encarar o chefe, outros são impedidos de seguir em frente pelo medo de receber um NÃO. Há ainda aqueles que não se saem bem na transação. O sucesso de uma negociação salarial depende de alguns detalhes. Uns pequenos, outros nem tanto.

Etapa 1 passo 3
Há quatro tipos de negociação mais utilizadas nos dias de hoje: ganha-ganha, ganha-perde,perde-perde e a barganha.
* Ganha-ganha: é o tipo de negociação nasquais ambas as partes saem satisfeitas, ou seja, onde as duas partes conseguem alcançar seus objetivos.

* Ganha-perde: esse tipo de negociação acontece, quando há apenas a satisfação de uma das partes, esse tipo de negociação é o mais desequilibrados de todos. Exemplo: imagine que você teve uma reunião que foi até tarde e nãoteve tempo para almoçar; a fome é tanta que você decide ir até a loja de fast-food. Ao comprar sua refeição, a decisão tomada foi de trocar uma quantidade determinada de dinheiro por alimento. Esse relacionamento é positivo tanto para a empresa (que ganha lucro, satisfação do cliente) quanto para o seu estômago (que para de reclamar de fome).

* Perde-perde: é o tipo de negociação onde nenhumdos negociadores que se preze parte para este tipo de acordo; a onde o resultado é uma perca para ambos os lados. Exemplo: Dois irmãos brigam por causa da TV, porque cada um quer assistir um canal, a mãe lhes põem de castigo e nenhum deles assiste a TV.

* Barganha: é o ato de trocar, de forma fraudulenta ou não um objeto por outro. Em alguns casos; a barganha é sempre componentepsicológico em que através de pressão emocional consegue-se que uma determinada atitude seja tomada ou uma vantagem seja conseguida.
Deve se, contudo, tomar o cuidado de diferenciar barganha de chantagem, vez que o segundo (chantagem) é o ato de extorsão em troca de dinheiro, sendo esse conseguido sob ameaça, enquanto o ato de barganhar envolve geralmente negociação, licita ou não, favorável a apenas umadas partes.

Etapa 2 passo 3
INTRODUÇÃO
“Nada há no mundo que seja repartido mais eqüitativamente do que a razão. Todos são convencidos de tê-la em quantidade suficiente”.
Decartes
Antes de adentrar-se pelo principal é de essencial importância de conhecer o que é negociação.
Para ACUFF (1993, p.21): “a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradávelsobre diferentes idéias e necessidade”.
De acordo com Junqueira (2003a), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costacurta (MVC):
Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, e que tiveram a oportunidade de apresentar toda a...
tracking img