Aula tema 04 ava

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARO ESTUDANTE,
VOCÊ INICIARÁ A PRIMEIRA ATIVIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) E PODERÁ ACESSAR CADA ITEM NA SEQUÊNCIA QUE SÃO APRESENTADOS. FAÇA A LEITURA DO CONTEÚDO DE CADA ITEM, REALIZE AS ATIVIDADES PROPOSTAS E LEMBRE-SE:
* O ACESSO AO AVA REPRESENTA 100% DA FREQUÊNCIA TOTAL DA DISCIPLINA;
* CADA TEMA DE AULA ACESSADO VALIDA UMA QUANTIDADE DE PRESENÇAS, CONFORMEDESCRITO NO DOCUMENTO ORIENTAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO E FREQUÊNCIA QUE FICA DISPONÍVEL NO ÍCONE ORIENTAÇÕES.
NESTE ITEM VOCÊ TEM O RESUMO DO TEMA DE AULA. É IMPORTANTE QUE VOCÊ FAÇA UMA LEITURA ATENTA PARA RESPONDER AS QUESTÕES PARA ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM.
VOCÊ TEM ALGUNS RECURSOS A SUA DISPOSIÇÃO:
* SE QUISER IMPRIMIR O RESUMO, CLIQUE NO BOTÃO "IMPRIMIR".
* AO TERMINAR A LEITURA,CLIQUE EM "AVANÇAR" PARA REALIZAR A PRÓXIMA ATIVIDADE.
ENTÃO, É SÓ COMEÇAR!!!
O RESUMO ESTÁ LOGO ABAIXO.
AULA-TEMA 04: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE: DIMENSÕES E INDICADORES
PARA ALCANÇAR RESULTADOS SUSTENTÁVEIS, CADA DIMENSÃO DA SUSTENTABILIDADE DEVE RECEBER A MESMA ATENÇÃO, EMBORA CADA UMA SEJA EXAMINADA SEPARADAMENTE. A DIMENSÃO ECONÔMICA ESTÁ RELACIONADA À ALOCAÇÃO E À GESTÃO MAIS EFICIENTEDE RECURSOS E AO FLUXO REGULAR DO INVESTIMENTO PÚBLICO E PRIVADO, MANTENDO A COMPETITIVIDADE NO MERCADO. A DIMENSÃO SOCIAL TEM COMO PREOCUPAÇÃO PRINCIPAL O BEM-ESTAR HUMANO E A QUALIDADE DE VIDA, COM DISTRIBUIÇÃO IGUALITÁRIA DE RENDA NA SOCIEDADE, MELHORANDO AS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO, INCLUSIVE A DIMENSÃO CULTURAL. A DIMENSÃO AMBIENTAL REPRESENTA A PREOCUPAÇÃO COM OS IMPACTOS DAS AÇÕESHUMANAS SOBRE O MEIO AMBIENTE, SUGERINDO A ADOÇÃO DE PRÁTICAS VOLTADAS À CONSERVAÇÃO DE ENERGIA E RECURSOS NATURAIS, À SUBSTITUIÇÃO DE PRODUTOS NÃO RENOVÁVEIS POR RENOVÁVEIS E AO AUMENTO DA EFICIÊNCIA DOS RECURSOS UTILIZADOS.
PORTANTO, O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL REMETE AO PAPEL DAS EMPRESAS NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO E NA REDUÇÃO DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS.SURGE, ENTÃO, O CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE) OURESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSC) COMO DIFERENCIAL DE PARTICIPAÇÃO NO MERCADO. O CONCEITO DE RSE CONVERGE COM O DECIDADANIA EMPRESARIAL, INTEGRANDO AS QUATRO FACES DE UMA ORGANIZAÇÃO: ECONÔMICA, LEGAL, ÉTICA E FILANTRÓPICA. PARA SER CONSIDERADA EMPRESA-CIDADÃ, UMA ORGANIZAÇÃO DEVE SER LUCRATIVA, RESPEITAR AS LEIS,APRESENTAR COMPORTAMENTO ÉTICO, CONFORME PADRÕES MORALMENTE ACEITOS NAS SOCIEDADES EM QUE ATUA, E PRATICAR FILANTROPIA, ENGAJANDO-SE DE FORMA ATIVA EM AÇÕES E PROGRAMAS VOLTADOS À MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA. A RSE ORIGINOU-SE NA FILANTROPIA, MAS ESSES TERMOS NÃO SÃO SINÔNIMOS; A FILANTROPIA ESTÁ ASSOCIADA A AÇÕES ISOLADAS, COMO NO CASO DE DOAÇÕES, AO PASSO QUE A RSE APLICA AÇÕES INTERLIGADAS NOPLANEJAMENTO E NA CULTURA ORGANIZACIONAL, ENVOLVENDO SEUS COLABORADORES.
O CONCEITO DE RSE ABRANGE DUAS DIMENSÕES: 1) FORMA DE GESTÃO DEFINIDA PELA ÉTICA E TRANSPARÊNCIA DA EMPRESA COM TODOS OS PÚBLICOS COM OS QUAIS SE RELACIONA; E 2) ESTABELECIMENTO DE METAS EMPRESARIAIS QUE IMPULSIONEM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA SOCIEDADE. A RSE IMPLICA EM INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO, QUE É A APLICAÇÃOVOLUNTÁRIA DE RECURSOS DE FORMA PLANEJADA, MONITORADA E SISTEMÁTICA PARA PROJETOS SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS. DIFERE-SE DA PRÁTICA ASSISTENCIALISTA OU DE CARIDADE, JUSTAMENTE POR PLANEJAR, MONITORAR E AVALIAR PROJETOS, PREOCUPANDO-SE COM RESULTADOS, TRANSFORMAÇÕES, ASCENSÃO SOCIAL E ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NAS AÇÕES SOCIAIS.
DEVIDO A DESIGUALDADES, NECESSIDADES SOCIAIS EIMPOSSIBILIDADE DO ESTADO BRASILEIRO EM ATENDER A ESSAS NECESSIDADES, DESDE OS ANOS 1980, ENTIDADES COMO INSTITUTO BRASILEIRO DE ANÁLISES SOCIAIS E ECONÔMICAS (IBASE – HTTP://WWW.IBASE.BR), GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS (GIFE – HTTP://WWW.GIFE.ORG.BR), CONSELHO EMPRESARIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (CEBDS –HTTP://WWW.CEBDS.ORG.BR) E INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL...
tracking img