Saude como um bem precioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1156 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A definição de saúde possui implicações legais, sociais e económicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.




















SAÚDA COMO UM BEM PRECIOSOA saúde é um tema de preocupação geral. Com o passar do tempo o ser humano foi evoluindo no que toca ao seu conhecimento… as condições higiénicas têm vindo a melhorar gradualmente pelo que a proliferação de certas doenças é praticamente inexistente, o avanço das novas tecnologias proporcionou a descoberta de novos tratamentos.
No entanto, esta evolução trouxe também, novas preocupações. Avida atribulada da maioria de população, o sedentarismo, a ausência de um ambiente saudável, os média… trazem consigo novas temáticas que se têm tornado numa constante no nosso dia a dia.
Nomes tão comuns como depressão, stress, anorexia, bulimia, obesidade, sida, são da preocupação de todos nós.
Vivemos numa sociedade demasiado exigente, movida por estereótipos que não se enquadram narealidade. Quando abrimos uma revista, etc. vemos modelos esbeltas e extremamente magras, que nos fazem parecer horríveis. Deste modo sentimos necessidade de nos tornarmos parecidas o mais possível com esta visão distorcida de corpo ideal.
Procuramos a todo o custo formas variadas para perdemos peso, a palavra comer torna-se execrável, insuportável aos nossos ouvidos. O exercício passa a ser umaobsessão, e vomitar uma solução fácil. Enfim os meios pouco interessam para atingir o fim a que nos propomos… no entanto o espelho teima em mostrar uma pessoa cada vez mais gorda apesar de a nossa figura ser cada vez mais cadavérica. Os limites ultrapassam-se e a morte é o fim mais provável.
Por outro lado, a vida fácil proporcionada pelo avanço das novas tecnologias torna-nos pessoassedentárias, em muitos casos a vida resume-se a estar sentado em frente a um computador 7 horas por dia, acompanhados constantemente por comida pouco saudável. Alimentos como batatas fritas, hambúrgueres, pizzas, bolos, comida pré confeccionada são os nossos fiéis companheiros. A playstation nada mais faz que, exercitar os dedos das mãos apesar da acção que se passa dentro dos ecrãs. A televisão e a Internetlevam-nos a todo o lado evitando deslocações desnecessárias e maçadoras.
Na obesidade comer deixa de ser uma necessidade vital e passa a ser uma forma de prazer.
A depressão, ao contrário de uma qualquer amargura ou tristeza passageira, atinge todos os aspectos da vida. Esta doença actual não tem apenas origem em questões psicológicas e pessoas, mas também em vias nervosas, processosquímicos e mesmo na genética. Embora, haja um gene que promove a depressão, um conjunto de variações genéticas aumenta a vulnerabilidade a esta doença.
Contudo, estudos científicos e novas descobertas possibilitaram uma melhor facilidade no tratamento desta doença, principalmente através do reconhecimento precoce dos sinais revelados pela depressão.
Por isso o reconhecimento e vontade no sentidodo tratamento desta doença, mas também do stress (doença aliada à depressão e a ganhar avanço nos dias actuais, pelo excesso de preocupações e falta de hábitos saudáveis) pode melhorar em muito a qualidade de vida e também salvá-la, uma vez que ambas continuam a ser importantes causas de suicídio.
DICAS PARA BOA NUTRIÇÃO SEM INCONVENIENTES GÁSTRICOS
Para contornar os problemas digestivos, opaciente de Doença de Gaucher Tipo I pode seguir algumas recomendações gerais. É importante, porém, que cada indivíduo saiba identificar os hábitos alimentares que lhe dão maior sensação de conforto, para relatá-los ao médico. A família pode ajudar, compreendendo as dificuldades digestivas do paciente e apoiando sua adesão à dieta.
INTERVALO ENTRE AS REFEIÇÕES
O aumento do fígado ou do baço...
tracking img