Patrimonio empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Comunicação nos sistemas de trabalho Patrimônio Empresarial.
Comunicação tem a ver com as influências externas que recebemos (como sensação, percepção). Tem a ver com os processos internos (como interpretação, compreensão, significado, atribuição, atenção). Mas, acima de tudo, a comunicação tem a ver com relacionamento, interação, convivência, coesão, compartilhamento, cooperação,comprometimento, aprendizado, mudança e inovação, assim, é necessário perceber que o processo de comunicação funcionará de maneira eficaz dependendo do meio ao qual este está inserido
Comunicação interna: trata-se da espinha dorsal do endomarketing. A comunicação interna é o principal meio usado para fortalecer o relacionamento entre a organização e os empregados.
Fundamentos da Comunicação
Acomunicação pode fluir vertical ou lateralmente. No sentido vertical, a comunicação pode-se direcionar para baixo, quando transmitidas por gerentes metas,instruções, políticas e procedimentos para níveis mais baixos e fluir para cima,quando as informações referem-se a retorno aos superiores,progresso em relação às metas e relato de problemas atuais, pois os gerentes são responsáveis também em fornecersinalização de problemas e retorno sobre o desempenho de seus subordinados. Essa comunicação pode tanto ser escrita (e-mail ou cartas) como oral.

Comunicação Hierárquica
A comunicação hierárquica ocorre entre executivos e empregados e conta com uma autoridade formal.
Comunicação na Era da Tecnologia
A tecnologia da informação vem cada vez mais ocupando espaço dentro das organizações para aumentar aprodutividade e a satisfação do cliente, mudando também os padrões de comunicação no trabalho. As organizações utilizam-se atualmente de vários recursos descritos a seguir: Internet; Intranet; Correio eletrônico ( e-mail ); Videoconferência.

RELATÓRIO: ESTRUTURA e TIPOS DE RELATÓRIOS
CONCEITO DE RELATÓRIO
O conceito de relatório, enquanto derivado do verbo relatar, é a exposição, oral ouescrita, das características e circunstâncias de um sucesso ou assunto. Trata-se, por outras palavras, da ação e efeito de relatar.

COMO ESCREVER UM RELATÓRIO
O relatório como instrumento de trabalho deverá utilizar uma linguagem simples, clara, objetiva e precisa. A clareza do raciocínio deverá transparecer na forma como o relatório é escrito. Um relatório deverá ser conciso e coerente, incluindo ainformação indispensável à compreensão do trabalho.

ESTRUTURA
A divisão metodológica de um relatório em várias seções ajuda à sua organização e escrita por parte dos autores e, de igual modo, permite ao leitor encontrar mais facilmente a informação que procura.

Capa
Contendo o título do relatório, o nome do autor, o nome da instituição ou da empresa pela qual se executou a atividade objeto dorelatório, o local onde foi escrito e a data (geralmente mês e ano ou só ano).
Folha de Rosto
Incluindo os dados bibliográficos essenciais do relatório: título (e subtítulo, se houver), autor (es), editor (se houver), local e data da edição (se for o caso).
Obs. A folha de rosto é dispensável, se o relatório não se destina à publicação.
Sumário
Índices dos tópicos tratados, com a indicação daspáginas.
Introdução
Declarando-se o propósito do relatório, ou seja, dizendo-se porque e/ou para que ele foi redigido. Dependendo do tipo de relatório, contém: a indicação de quem/ o que determinou a tarefa, a pesquisa ou a investigação; o método adotado; o equipamento usado; as pessoas envolvidas ou colaboradores.

Desenvolvimento
Relatando-se pormenorizadamente os procedimentos realizados e osfatos ocorridos ou apurados, com a indicação de data(s), local (is), método(s) adotado(s), pessoas/equipamentos envolvidos, julgamento dos fatos ou considerações sobre os fenômenos observados. Em geral, é dividido em tópicos e sub tópicos específicos que devem ser intitulados.
Conclusão
Contendo as considerações finais a respeito da tarefa, da pesquisa ou da investigação, tais como: retomada das...
tracking img